Alguns carros não pagarão o IPVA 2023; saiba se o seu está incluso

Conheça o PL quer trazer de volta os carros populares a diesel no Brasil
(Foto: Youtube)

O IPVA é um tributo que deve ser pago de forma anual. No entanto, de acordo com o estado de registro do carro, o proprietário passa a contar com a isenção do imposto, após determinado tempo de fabricação. Ele varia de 10 a 20 anos, de acordo com a localidade, veja os detalhes, e alguns exemplos de carros que não pagarão o IPVA 2023.

Confira alguns carros que não pagarão o IPVA 2023
Confira alguns carros que não pagarão o IPVA 2023 (Foto: Divulgação)

IPVA 2023: veja exemplos de modelos que serão isentos a partir do próximo ano

O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, o IPVA 2023, é um tributo que deve ser pago de forma obrigatória por todos os veículos registrados em território nacional. No entanto, determinadas categorias recebem isenção.

Além dessas categorias, outra forma de não ter que pagar mais pelo tributo é através do tempo de fabricação do carro. Porém, esse período não é o mesmo para todos os estados.

Ele tem uma variação de 10 a 20 anos, após o tempo de fabricação do modelo, sendo que a maioria dos estados adotam o prazo de 15 anos de fabricação, veja:

Carros isentos do IPVA 2023 por período de fabricação

No país, os modelos começam a receber isenção do IPVA por tempo de fabricação a partir dos 10 anos em locais como Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima.

Já em estados como Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins, a isenção só é concedida após 15 anos de produção.

O estado do Mato Grosso adota o período de 18 anos de fabricação. Já Alagoas isenta apenas os carros cuja a produção é datada antes de 31 de dezembro de 2000.

Estados como São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul, adotam o período de 20 anos de produção.

E por fim, em Santa Catarina, a isenção do IPVA 2023 é limitada aos modelos produzidos até 1985.

O estado de Minas Gerais não adota a política de isenção total. Por lá, os carros contam com redução progressiva com o passar do tempo. O mesmo acontece com Pernambuco.

Carro que será isento com 10 anos de fabricação

Entre os modelos que serão contemplados com a isenção do IPVA 2023 após dez anos de produção, está o Audi A3 2010.

O modelo foi um grande sucesso da marca quando foi lançado. O veículo da montadora alemã tem um total de quatro versões disponíveis de 102 cv e 200 cv de potência.

Confira alguns carros que não pagarão o IPVA 2023
Audi A3 2010 (Foto: Divulgação)

Isenção do IPVA 2023 com 15 anos de fabricação: Ford Ka 2007

Outro exemplo de veículo que receberá a isenção do tributo é o Ford Ka 2007 nos estados em que a regra são os 15 anos de produção.

O hatch da montadora norte-americana é sucesso até hoje no mercado nacional mesmo no segmento de seminovos e usados.

A linha 2007 foi comercializada em um total de seis versões, com opção de motorização 1.6 litros e 1.0 litros, com potência de 95 cv e 65 cv, respectivamente.

Carro com 20 anos de fabricação: Toyota Hilux 2002

Entre os modelos que darão adeus ao tributo após 20 anos de fabricação está a Toyota Hilux 2002. A picape da montadora japonesa também tem boas lembranças de sua história no mercado nacional.

A linha 2002 contava com uma extensa lista de configurações, sendo ao todo 13 opções de compra. Elas eram divindades em motorização 2.7 litros a gasolina e 3.0 litros a diesel.

Confira alguns carros que não pagarão o IPVA 2023
Toyota Hilux 2002 (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar