Alerta para motoristas de motinhas elétricas: CNH e IPVA serão exigidos em breve
Descubra como as novas regras para motinhas elétricas vão exigir CNH, placa e até IPVA em 2026. Veja quem precisa se adequar e o que muda.
As motinhas elétricas que conquistaram espaço no trânsito brasileiro vão passar por um momento decisivo: em pouco tempo, elas sairão da “terra de ninguém” e entrarão oficialmente no pacote de veículos que exigem CNH, placa e até IPVA.
Em detalhes, a atualização das regras promete mexer com quem usa esses modelos no dia a dia, seja para mobilidade pessoal, entregas ou
Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
O que deverá mudar para as motinhas elétricas no Brasil?
As mudanças vêm após uma expansão acelerada desse tipo de veículo. As vendas das motinhas elétricas cresceram, os modelos ficaram mais potentes e a circulação aumentou, mas a legislação ficou para trás.
De forma mais clara, agora, o Contran deverá colocar ordem na categoria que oficialmente se enquadra como ciclomotor.
Para ser considerada “motinha elétrica”, a regra geral envolve:
-
Velocidade máxima limitada a 50 km/h
-
Potência elétrica de até 4 kW
-
Duas ou três rodas
-
Modelos a combustão equivalentes podem ter até 50 cm³
Na prática: se a velocidade e a potência passam desses limites, já não é ciclomotor; se estão dentro, entram no novo conjunto de obrigações.
Quais documentos serão obrigatórios para rodar?
A partir de 1º de janeiro de 2026, só circula quem tiver a documentação mínima exigida, e isso muda totalmente o cenário atual, onde muitos desses veículos rodavam sem identificação alguma.
Os itens que passam a ser obrigatórios:
-
Registro no Detran do estado onde o motorista reside
-
Placa veicular emitida após o registro
-
Equipamentos de segurança adequados
Em alguns estados, o ciclomotor também entra no sistema tributário, e aí surge o IPVA. Por exemplo, no RJ, o imposto já é cobrado, e outros estados estudam seguir o mesmo caminho.
O que acontece se o condutor ignorar as novas regras?
-
Conduzir sem placa: infração gravíssima + remoção imediata do veículo
-
Dirigir sem habilitação: multa multiplicada + retenção da motinha
-
Pilotar sem capacete ou levar passageiro sem proteção: suspensão do direito de dirigir
-
Circular em áreas proibidas (ciclovias, por exemplo): autuação e pontos na CNH
As penalidades foram elaboradas para frear o uso irregular, que aumentou proporcionalmente à popularidade das motinhas elétricas.
Se informe ainda mais: Toyota Yaris Cross confirmado para o Salão do Automóvel, mas só chega às concessionárias em 2026
Deixe seu comentário abaixo: o que acha dessas novas regras? Vai regularizar sua motinha ou pretende trocar de modelo?
