Alerta para motoristas: 5 sinais que indicam danos nas buchas de suspensão do veículo
Alerta para motoristas: 5 sinais que indicam danos nas buchas de suspensão do veículo. Veja o que diz o especialista sobre as buchas.
As buchas de suspensão são peças que garantem o bom funcionamento do veículo. Responsáveis por absorver os impactos e vibrações recebidas, ajudam a garantir a estabilidade e conforto.
Segundo o coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, Leandro Leite, a bucha de suspensão faz a ligação da bandeja, braços e eixo de torção com a carroceria, mantendo a roda do veículo alinhada.
Quando trocar as buchas de suspensão?
Quando estão em bom estado, promovem movimentos mais suaves, reduzindo ruídos e minimizando desgaste de diversos componentes.
Veja os sinais de que é preciso trocar
1. Ruídos na suspensão
Os primeiros sinais de desgaste são os ruídos na suspensão, sobretudo ao passar por buracos, lombadas ou pistas irregulares.
Rangidos, estalos ou batidas secas são sinais de que as buchas não estão cumprindo seu papel com perfeição e pode ser a hora de trocá-las.
2. Instabilidade na direção
Outro sinal nítido é a instabilidade na direção. Ocorre quando o carro “puxa” para um lado com dificuldade de manter a trajetória em linha reta.
3. Desgaste irregular dos pneus
Buchas de suspensão danificadas contribuem para o desgaste irregular dos pneus, com o surgimento de áreas mais gastas que outras, diminuindo sua vida útil. O pior é a segurança que fica comprometida, já que reduz a aderência e aumenta o risco de aquaplanagem.
“Os sinais mais comuns que indicam problemas com as buchas de suspensão são o desgaste irregular dos pneus e ruídos em arrancadas e pisos irregulares”, alerta Leandro Leite.
4. Vibrações no volante
Uma das causas das vibrações no volante são as buchas desgastadas. Essas vibrações, principalmente em velocidades elevadas, podem ser desconfortáveis e incômodas, mas também são perigosas, o que exige atenção.
5. Folgas na suspensão
Esse é um sintoma que só pode ser identificado visualmente ou com o toque. Levante o carro com um macaco e balance a roda com as mãos para verificar algum tipo de folga. Na inspeção visual é preciso verificar se as buchas estão trincadas ou apresentando folga.
Se der positivo, já sabe onde ir e o que fazer.
Quando trocar as buchas de suspensão?
A recomendação é a cada 20 a 30 mil km rodados ou quando apresentar um desses sintomas. Segundo Leite, na hora da manutenção, caso haja algum problema com as buchas, é importante substituí-las brevemente para que não comprometa outras peças como bandeja, pivô e demais componentes periféricos.
Ao substituir as buchas da suspensão, é preciso checar também os amortecedores e molas. “É preciso ter atenção a desgastes, folgas, trincas ou vazamentos”, completa o coordenador.
Eai, é hora de trocar as buchas de suspensão do seu carro? Responda nos comentários!
Leia também: Suspensão mais macia que manteiga – 3 carros que são sucesso em conforto
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.