Alerta Inmetro: o tipo de capacete que você usa pode te gerar SÉRIOS problemas

Engana-se quem pensa que pode usar qualquer capacidade ao pilotar uma moto. O Instituto da Qualidade Automotiva orienta qual é o modelo mais adequado para a sua segurança. Confira!

Motociclistas precisam redobrar a atenção com o uso do capacete Foto: Freepik

Qual o capacete mais seguro para moto?

Capacetes com selo são mais seguros para motociclistas – Foto: Freepik

É obrigatório que o capacete seja certificado por um Organismo de Certificação de Produto (OC) acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Essa determinação está sinalizada na portaria de 2022 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

“O selo de certificação é mais do que uma simples etiqueta em um capacete. É a garantia de que o condutor e passageiro estão adquirindo um item cuja qualidade e segurança foram rigorosamente testadas”, destaca Sergio Kina, gerente de operações do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). 

A propósito, a entidade tem autorização expedida pela Cgcre do Inmetro para certificar vários componentes automotivos. Além do capacete, a lista inclui outros itens, como pneus, rodas e vidros. 

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Como saber se o capacete é seguro?

Dê preferência para a compra de capacetes em lojas com boa credibilidade no mercado – (Foto: Honda Motos)

Basta acessar o site do Inmetro no seguinte endereço: https://www.inmetro.gov.br/prodcert/. Lá, você confere se o produto foi devidamente certificado. 

De acordo com Kina, a preocupação com a qualidade de um capacete não pode ser ignorada pelos motociclistas.

“Também é preciso ter cuidado com o local onde é comprado o produto. O ideal é sempre priorizar revendedores autorizados e confiáveis, evitando a compra de fontes desconhecidas ou suspeitas, pois há um risco maior de adquirir produtos falsificados ou de qualidade inferior”, 

O que acontece se levar multa sem capacete?

O uso do capacete é obrigatório, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A falta dele gera uma multa de R$ 293,47. O motociclista pode haver ainda a suspensão do direito de dirigir e ter o recolhimento da moto. 

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