Alerta caminhoneiros: como evitar superaquecimento dos freios

Como evitar o superaquecimento dos freios do caminhão? Para ajudar nesta questão a Fras Le preparou dicas importantíssimas.

Como evitar superaquecimento dos freios? O trânsito nas grandes cidades, aliado às condições adversas em rodovias, exige o uso frequente dos freios nos caminhões.

Isso pode trazer o superaquecimento e consequente aceleração no desgaste dos materiais de atrito, como também de todo o sistema de freio.

O superaquecimento dos freios do caminhão pode ser evitado. Foto: Freepik

Como evitar superaquecimento dos freios 

A forma de condução “agressiva” e as altas velocidades, assim como o excesso de carga também são fatores que contribuem para a forte concentração de calor nesses componentes.

Outra causa comum para o superaquecimento dos freios em caminhões são os trajetos em regiões montanhosas.

Essas exigem mais intensidade do uso dos freios, principalmente quando o motorista não respeita as regras de boa condução. 

Daí a necessidade de usar a marcha correta ou o emprego dos recursos de redução de velocidade, como exemplo, o freio motor.

Uma vez superaquecido, também todos os componentes desse sistema de frenagem, como pastilhas, discos, lonas, tambores sofrem danos, além da perda de capacidade de frenagem no veículo.

A Fras-le, líder mundial em fabricação de componentes para materiais de fricção, atuando no mercado nacional e com forte presença no exterior, destaca os cuidados que o condutor deve adotar para evitar o superaquecimento, e orienta como fazer a correta manutenção do sistema.

Para proteger o freio do conjunto cavalo mecânico e semirreboque, de acordo com Ademir Menegat, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le, é importante evitar o uso abusivo do freio do implemento

Além disso, não se pode desprezar a utilização dos recursos de redução de velocidade nos declives, praticar a previsibilidade na direção. 

Ademir também ressalta a importância de respeitar a distância mínima recomendada ao veículo da frente. A dica é sempre observar se os componentes do sistema estejam gastos ou danificados.

Cuidados assim evitam o superaquecimento do sistema, pois sem isso, vidas são colocadas em risco, tanto do condutor do veículo, quanto dos usuários das rodovias.

No entanto, Menegat destaca que o excesso de cargas ou tráfego nas regiões urbanas, situações comuns enfrentadas pelos caminhões, também colocam os freios sempre à prova

Manutenção em dias é o mínimo para evitar o superaquecimento. Foto: Freepik

Na revisão, todos os itens devem ser checados

A manutenção dos freios deve obedecer a periodicidade recomendada pelos fabricantes do sistema de freios, pois isso é fundamental para a segurança do condutor.

Além disso, também amplia a vida útil de todo o sistema de frenagem.

Uma dica importante é manter sempre a originalidade no sistema de freio. A princípio  não se deve alterar nenhuma das características originais dos recursos oferecidos, como ABS, ajustadores automáticos, válvulas, e dimensionais da suspensão e freio.

Pode ser interessante: Caminhão VW ganha nova versão mais potente e econômica

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile