Além do Up: veja os carros que saíram de linha em 2021 no Brasil

O VW Up é mais um dos carros que saíram de linha em 2021 no Brasil. Embora o ano ainda esteja no começo, afinal é apenas a segunda semana...

O VW Up é mais um dos carros que saíram de linha em 2021 no Brasil. Embora o ano ainda esteja no começo, afinal é apenas a segunda semana de abril, já há uma grande lista de veículos que deixaram de ser produzidos no País. Ao todo, são sete modelos (até aqui) que não serão mais fabricados em solo brasileiro.

A seguir, veja quais são todos os modelos que deixaram o mercado neste ano, além do VW Up.

Carros que saíram de linha em 2021

Ford EcoSport

Ford EcoSport |Foto: Divulgação/Ford

Em janeiro, a Ford surpreendeu o mercado brasileiro ao anunciar o fechamento de suas fábricas no País. Dessa forma, o Ford EcoSport foi um dos modelos afetados pela decisão, com a produção sendo encerrada e restando apenas os veículos que estavam no estoque.

Com o fim dessas unidades, o carro deixou de aparecer no site da companhia e se despediu de maneira melancólica do mercado. Vale lembrar que o SUV marcou época ao ser lançado, em 2003, inventando o segmento que hoje domina. A segunda geração, que iniciou sua trajetória em 2012, até tentou repetir o sucesso do modelo original, mas sucumbiu diante dos novos concorrentes, saindo de cena neste 2021.

Ford Ka e Ka Sedan

Ford Ka |Foto: Divulgação/Ford

Assim como o EcoSport, a dupla compacta foi diretamente afetada pela decisão da Ford. Lançada em 2014, essa terceira geração do Ka foi a mais bem-sucedida da história do modelo, com a versão hatch ocupando sempre as primeiras posições do ranking de vendas.

Ford Ka Sedan |Foto: Divulgação/Ford

Entretanto, nem mesmo esse sucesso foi suficiente para custear a permanência da Ford no País, bem como a existência do modelo. Dessa forma, mesmo vendendo bem, o Ka hatch e o Ka Sedan são outros carros que saíram de linha em 2021.

Citroën Aircross

Citroën Aircross |Foto: Divulgação/Citroën

Nascido como uma minivan aventureira, o Aircross até tentou surfar na onda dos SUVs, mas não convencia mais há alguns anos e era um mero figurante no mercado atual. Lançado originalmente em 2010, ele era uma versão com espírito de aventura do C3 Picasso – que saiu de linha bem antes.

Envelhecido e sem conseguir vendas maiores, o Aircross saiu de cena recentemente e já nem aparece mais no site da marca francesa.

Citroën C3

Citroën C3 |Foto: Divulgação/Citroën

O hatch C3 foi outra vítima do mercado. Apresentado em 2012, ele até era alinhado com o modelo vendido na Europa, mas parou no tempo. Ao longo desses nove anos, ele nunca recebeu um facelift, tendo recebido apenas mudanças mecânicas e de conteúdo.

Assim como o Aircross, ele sumiu do site da companhia e deu adeus ao mercado, já que a Citroën está iniciando um processo de renovação de frota.

Citroën C4 Lounge

Citroën C4 Lounge |Foto: Divulgação/Citroën

Lançado em 2012 e renovado visualmente em 2018, o sedã médio foi outro veículo que nunca emplacou em vendas, mas tinha seus fãs, já que contava com o bom motor 1.6 THP de 173 cv. Entretanto, como a marca francesa está renovando sua linha, e o mercado de sedãs anda em baixa, o modelo foi tirado de linha e não deve receber um sucessor.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile