ALE lança linha de combustíveis mais eficientes e sustentáveis

(Foto: Divulgação/ALE)
publicidade

A distribuidora de combustíveis ALE lançou, nesta semana, os combustíveis Energy, uma categoria de produtos mais eficientes e sustentáveis. Caracterizada como “combustível de transição energética”, a nova linha —composta por gasolina, etanol, diesel S10 e diesel S500— passou por pesquisas e testes, nos últimos três anos. 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Os resultados, segundo informou a empresa, mostram uma economia de consumo de, pelo menos, 7% — “atestada e certificada por órgãos ligados à Organização das Nações Unidas (ONU)”—, além de redução na emissão de poluentes, em média, de 30% na comparação com os produtos atualmente disponíveis no mercado brasileiro.

publicidade

Combustíveis possuem formulação baseada em nanotecnologia

preço da gasolina
Ilustrativa

Os novos combustíveis desenvolvidos pela ALE possuem na formulação um catalisador de combustão de alta performance, baseado em nanotecnologia líquida, além de aditivos que mantêm a limpeza do motor e depuram os depósitos no sistema de injeção dos veículos. 

VEJA TAMBÉM

Para atestar a eficiência, os produtos passaram por diversos testes e receberam as certificações do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), braço de auditoria e certificação da ONU, e do Cifal Argentina – um dos centros internacionais que compõem a Rede Global do Unitar.

publicidade

A previsão é de que a linha Energy esteja disponível nos postos da Rede ALE até o fim do ano. 

“A família Energy chega ao mercado para oferecer tecnologia que proporciona uma eficiência energética a partir da redução no consumo de combustíveis e na emissão de poluentes no meio ambiente”, afirma Diego Pires, diretor de Marketing e Varejo da ALE.  “Os produtos contam com uma fórmula inovadora, capaz de promover limpeza do sistema injetor, gerar economia de consumo e redução na emissão de gases poluentes”.

publicidade

Sustentabilidade

Outro destaque da nova categoria Energy é a redução da emissão de poluentes responsáveis pelo aumento no aquecimento global. Os testes realizados comprovaram que 5 metros cúbicos de combustível da nova linha podem evitar a emissão de 1 tonelada de gás carbônico na atmosfera, o que equivale à compensação de 1 crédito de carbono.

“Energy nasce alinhada aos propósitos de descarbonização, o que contribui para a preservação do meio ambiente. A nova linha reafirma o compromisso da companhia, que foi pioneira na comercialização de biodiesel no país, com a sustentabilidade. Esse pilar é fundamental e tem pautado a atuação da ALE no mercado”, afirma Pires.

Eficiência comprovada

Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)
publicidade

A nova linha também passou por testes conduzidos e executados pela equipe técnica do Centro de Tecnologia da Mobilidade, que integra o departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados de eficiência, redução de consumo e redução na emissão de poluentes foram confirmados ao longo de testes teóricos e práticos.

“Para a comprovação da eficiência energética dos combustíveis Energy, fizemos o protocolo padrão. Utilizamos uma metodologia de medição de consumo em veículos, em que selecionamos uma pista, para haver uma condução controlada. Tivemos os veículos percorrendo o espaço simultaneamente, seguindo um ciclo que tinha bem definidas a troca de marcha, velocidade e frenagem para termos o que chamamos de repetibilidade do ensaio”, explica Fabrício Pujatti, professor doutor do departamento de Engenharia Mecânica da UFMG. 

Os testes foram realizados com 10 motoristas de aplicativo, em veículos de passeio fabricados no Brasil, que dirigiram em um autódromo, durante três dias, com todo o aparato técnico para analisar o consumo do combustível por quilômetro rodado. Também foram realizados testes de eficiência energética em cinco veículos de transporte (caminhões e ônibus), operando com o combustível diesel S10 Energy.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar