Ajudamos você escolher: Toyota Corolla Híbridos ou Flex

Entenda como escolher entre o Toyota Corolla flex ou híbrido. O sedã entrega bom nível de conforto em ambos os casos.

O sedã da montadora japonesa é líder de vendas em seu segmento. Disponível com motorização híbrida e flex, o Toyota Corolla pode ser a escolha ideal para quem deseja desempenho e economia. Veja qual é a configuração ideal para você.

Entenda como escolher entre o Toyota Corolla flex ou híbrido. O sedã entrega bom nível de conforto em ambos os casos (Foto: Divulgação)

Toyota Corolla: saiba como escolher entre as configurações híbridas ou flex

A montadora japonesa disponibiliza no mercado nacional do sedã Corolla em duas configurações motriz: a flex e a híbrida. Essa última última tem aos poucos conquistado o consumidor.

Líder no segmento de sedãs médios, o carro é ótima opção de escolha quando as necessidades do cliente são um carro confortável, espaçoso, tanto para os ocupantes quanto para o armazenamento de bagagens, além de ter boa mecânica e o selo de confiança que a marca já conquistou.

Porém, ao decidir levar um Corolla para casa é preciso entender quais as suas reais necessidades e prioridades para acertar na escolha e saber qual das motorizações faz mais sentido no seu estilo de vida.

Compare os dados de desempenho e consumo de cada motorização

A motorização flex ainda é responsável por 70% das vendas do sedã. Quando equipado com o propulsor 100% a combustão, o Corolla tem motor 2.0 litros aspirado, flex, de quatro cilindros. O motor gera potência de 177 cv de torque de 21,4 kgf,m.

Já quando equipado de motor híbrido, o Toyota Corolla tem um motor a combustão 1.8 litros aspirado, flex, de quatro cilindros. Nesse caso, a potência é de 101 cv e o torque é de 14,5 kgf,m.

Ele atua em conjunto com o motor elétrico que entrega mais 72 cv de potência e 16,6 kgf,m de torque. Dessa forma, a potência combinada é de 122 cv e o torque é de 16,6 kgf,m.

Ou seja, o motor 100% a combustão é capaz de entregar 55 cv de potência a mais, além de 4,8 kgf,m de torque superior.

O de 0 a 100 km/h é feito em 9,6 segundos com o carro 100% a combustão e em 11 segundos na configuração híbrida. Já a velocidade máxima é de 199 km/h e 180 km/l, respectivamente.

Versão 100% a combustão prioriza a performance (Foto: Divulgação)

Consumo de combustível também deve ser levado em consideração

Porém, além do desempenho outro fator deve ser considerado: a economia de combustível. Nesse sentido, o carro com motor 2.0 flex faz na cidade 8,0 km/l com etanol e 11,6 km/l na gasolina. Na estrada os dados são de 9,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente.

Nesse tópico o Corolla híbrido se destaca. O modelo consegue entregar um consumo de 16,3 km/l com gasolina e 10,9 km/l com etanol, na cidade. Já no perímetro rodoviário os números são de 14,5 km/l na estrada com gasolina e 9,9 km/l com etanol.

O que você quer no seu Toyota Corolla: performance ou consumo?

As demais questões do modelo são bem semelhantes entre si. Desde a versão de entrada o carro agrega ótimo nível de acabamento, conforto acústico e importantes itens de série.

A decisão será concluída através do questionamento: performance ou consumo? Se você prioriza um carro mais ágil e forte, opte por versões com o motor 2.0.

Já se a sua necessidade maior é um consumo mais eficiente, as configurações híbridas serão a escolha ideal, principalmente se a maior parte do uso do veículo se restringir ao perímetro urbano, onde ele é ainda mais econômico, uma vez que as baterias funcionam de forma regenerativa durantes as freadas.

Sobre os preços, as versões a combustão variam entre R$ 147.390 e R$ 176.590. Já as versões híbridas tem preços de R$ 179.390 e R$ 188.990. No entanto, é importante lembrar que mesmo com diferença considerável de preço, as versões híbridas conseguem compensar o valor de investimento com o tempo, uma vez que haverá economia de combustível.

Versão híbrida prioriza a economia de combustível (Foto: Divulgação)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile