Airbus: Solar Orbiter está pronta para seguir rumo ao Sol
A Solar Orbiter, missão da Agência Espacial Europeia (ESA) para estudar o Sol, concluiu todos os testes e deverá ser transportada para o Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Ela está pronta para seu lançamento em fevereiro de 2020.
Construída pela Airbus em Stevenage (Inglaterra), a Solar Orbiter estudará em detalhes o Sol e seus efeitos no sistema solar. A espaçonave leva um conjunto de instrumentos complementares que medem as partículas, campos e ondas do plasma através do qual ela viajará e, ao mesmo tempo, fazem observações da superfície e da atmosfera externa do Sol, da fotosfera e da coroa.
Desde outubro de 2018, a Solar Orbiter passa por testes no centro de testes da IABG, perto de Munique, incluindo compatibilidade eletromagnética, vibração e vácuo térmico, além do acionamento de painéis solares e barras da sonda. Todos foram concluídos com sucesso.
“A Solar Orbiter foi uma das missões mais desafiadoras e emocionantes que já projetamos e construímos aqui em Stevenage”, diz Eckard Settelmeyer, Diretor de Projetos Institucionais de Satélites para Observação da Terra, Navegação e Ciências da Airbus. “Enviá-la para tão perto do Sol significa que algumas partes da espaçonave precisam suportar temperaturas de mais de 500°C, enquanto outras estarão em sombra permanente em um frio de até -180°C.”
Para garantir que os instrumentos muito sensíveis possam medir os campos e partículas do Sol, a espaçonave em si precisa ser totalmente invisível para seus sensores. “O que nos levou aos limites absolutos daquilo que é tecnicamente possível”, completa Settelmeyer.
Em seu ponto mais próximo, a Solar Orbiter estará mais próxima do Sol do que o planeta Mercúrio, a uma distância de 0,28 Unidades Astronômicas (42 milhões de quilômetros), em uma órbita que a tira do plano eclíptico.
Dali, ela pode realizar observações de longa duração da mesma região da superfície do Sol e ter visibilidade das regiões polares do Sol. Será uma das maiores aproximações do Sol já feita por qualquer espaçonave, onde a luz é treze vezes mais intensa do que para os satélites que orbitam a Terra.
A Solar Orbiter precisará sobreviver à intensa radiação térmica e proteger seu conjunto de instrumentos, permitindo que estes, ao mesmo tempo, observem o Sol. O escudo térmico e a nova tecnologia de matrizes de painéis solares para altas temperaturas são fundamentais para o sucesso da operação.
Para se posicionar e elevar sua órbita acima dos polos, a Solar Orbiter fará uma série complexa de sobrevoos da Terra e de Vênus, com assistência gravitacional.
O Sol libera explosões de partículas de alta energia (Ejeção de Massa Coronal), que podem atrapalhar os sistemas de distribuição de energia elétrica, causar falhas de computadores, danificar satélites e colocar astronautas em risco.
A Solar Orbiter observará o Sol a partir de uma órbita elíptica ao seu redor e fornecerá dados científicos para entender melhor os mecanismos do Sol que causam essas violentas e perturbadoras explosões.
A Solar Orbiter se baseia em missões extremamente bem-sucedidas da Airbus, como o SOHO e o Ulysses, que forneceram notáveis insights do funcionamento do Sol. Da mesma forma como para aquelas missões, esta é uma colaboração entre a ESA e a NASA.
A vida útil da missão será de quase oito anos.
Sobre a Solar Orbiter A Solar Orbiter é uma missão espacial internacional colaborativa entre a ESA e a NASA para estudar o Sol, sua atmosfera externa e também o que impulsiona o fluxo dinâmico de vento solar que afeta a Terra.
A sonda observará de perto a atmosfera do Sol com telescópios de alta resolução espacial e comparará essas observações com medições feitas no ambiente imediatamente ao redor da espaçonave – criando juntos uma imagem detalhada de como o Sol afeta o ambiente espacial ao redor da Terra e mais além no sistema solar.
Graças à sua órbita única – e difícil de alcançar –, a Solar Orbiter também fornecerá as primeiras fotos das regiões polares do Sol, oferecendo insights importantes sobre o pouco conhecido ambiente magnético que ajuda a impulsionar o ciclo solar de 11 anos do Sol e seu derramamento periódico de tempestades solares.
A Solar Orbiter conta com uma combinação de 10 instrumentos construídos em toda a Europa e nos EUA, que foram cuidadosamente escolhidos e projetados para apoiar e ampliar as observações uns dos outros, fornecendo juntos a visão mais abrangente e integrada já obtida do Sol e de seu ambiente.
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No álbum, relembre companhias aéreas que faliram.
BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Hawkeye UK on Visualhunt.com / CC BY-SA
BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Lewis Smith Photography on VisualHunt.com / CC BY-NC
BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |San Diego Air and Space Museum Archives on Visual Hunt / No known copyright restrictions
BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Colin Cooke Photo on VisualHunt / CC BY-NC-SA
BOAC e BEA: A British Overseas Airways (BOAC) foi fundada em 1939 e voava para diversos continentes, inclusive para a América do Sul. Já a British European Airways surgiu em 1946. Ambas foram extintas em 1974, em um processo de fusão que acabou dando origem à British Airways |Hawkeye UK on Visual hunt / CC BY-SA
Continental Airlines: fundada em 1934, ela foi uma das grandes companhias americanas. Foi comprada pela United em 2010, sendo completamente absorvida em 2012, quando seu nome deixou de ser utilizado |Deanster1983 who’s mostly off on VisualHunt.com / CC BY-ND
Continental Airlines: fundada em 1934, ela foi uma das grandes companhias americanas. Foi comprada pela United em 2010, sendo completamente absorvida em 2012, quando seu nome deixou de ser utilizado |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-NC-SA
Lauda Air: fundada em 1979 pelo piloto Niki Lauda, foi uma importante companhia aérea da Áustria. Foi comprada pela Austrian Airlines em 2000, deixando de existir em 2013. O Garagem360 já contou sua história, que pode ser vista aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |M. Oertle on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
Lauda Air: fundada em 1979 pelo piloto Niki Lauda, foi uma importante companhia aérea da Áustria. Foi comprada pela Austrian Airlines em 2000, deixando de existir em 2013. O Garagem360 já contou sua história, que pode ser vista aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |Aero Icarus on VisualHunt.com / CC BY-SA
Niki: outra companhia de Niki Lauda, operou entre 2003 e 2017. O texto completo da cia. está aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |drcursor on VisualHunt / CC BY-NC-SA
Niki: outra companhia de Niki Lauda, operou entre 2003 e 2017. O texto completo da cia. está aqui: https://bit.ly/2W1mUsP |M. Oertle on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
Lloyd Aereo Boliviano (LAB): fundada em 1925, foi uma das pioneiras do continente. A Vasp comprou a companhia em 1995, e passou a ampliar os voos internacionais da empresa boliviana. Porém, após o fechamento da Vasp, a LAB encerrou suas operações em 2007 |San Diego Air and Space Museum Archives on Visualhunt / No known copyright restrictions
Lloyd Aereo Boliviano (LAB): fundada em 1925, foi uma das pioneiras do continente. A Vasp comprou a companhia em 1995, e passou a ampliar os voos internacionais da empresa boliviana. Porém, após o fechamento da Vasp, a LAB encerrou suas operações em 2007 |M. Oertle on VisualHunt.com / CC BY
Pan Am: uma das empresas mais importantes da história da avião, operou entre 1927 e 1991. Diversas decisões equivocadas e a baixa participação no mercado doméstico dos EUA foram fundamentais para a quebra da companhia |clipperarctic on Visualhunt.com / CC BY-SA
Pan Am: uma das empresas mais importantes da história da avião, operou entre 1927 e 1991. Diversas decisões equivocadas e a baixa participação no mercado doméstico dos EUA foram fundamentais para a quebra da companhia |fsll2 on Visual Hunt / CC BY-NC
Panair do Brasil: fundada em 1929, foi por muitos anos a principal cia. aérea do Brasil. Em 1965, por conta de uma determinação do governo militar, teve sua licença de voo cassada, sendo fechada. Todas suas rotas foram repassadas para a Varig e Cruzeiro do Sul |Fred Schinke on Visualhunt.com / CC BY-ND
Real Transportes Aéreos: fundada em 1945, teve uma trajetória meteórica no mercado brasileiro. Chegou a ter 117 aviões nos anos 1950, tendo uma das maiores frotas do mundo. Porém, foi comprada pela Varig em 1961, sumindo do mercado |Brazilian National Archives [Public domain], via Wikimedia Commons
Swissair: fundada em 1931, ela foi sucedida pela Swiss atual, deixando de voar em 2001 após uma crise financeira |BrunoGeiger on VisualHunt.com / CC BY-NC
Swissair: fundada em 1931, ela foi sucedida pela Swiss atual, deixando de voar em 2001 após uma crise financeira |M. Oertle on Visual Hunt / CC BY-NC-SA
Swissair: fundada em 1931, ela foi sucedida pela Swiss atual, deixando de voar em 2001 após uma crise financeira | Martin Oertle on Visual hunt / CC BY-NC-SA
Transbrasil: criada em 1955 para transportar as carnes da Sadia, recebeu seu nome mais famoso em 1973. Ficou famosa por seus aviões coloridos, que depois foram pintados de branco com o arco-íris estilizado na cauda. Endividada, fechou as portas em 2001 |Leandro returns on Visualhunt.com / CC BY
Transbrasil: criada em 1955 para transportar as carnes da Sadia, recebeu seu nome mais famoso em 1973. Ficou famosa por seus aviões coloridos, que depois foram pintados de branco com o arco-íris estilizado na cauda. Endividada, fechou as portas em 2001 |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-NC-SA
Transbrasil: criada em 1955 para transportar as carnes da Sadia, recebeu seu nome mais famoso em 1973. Ficou famosa por seus aviões coloridos, que depois foram pintados de branco com o arco-íris estilizado na cauda. Endividada, fechou as portas em 2001 |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-SA
Trans World Airlines (TWA): operou entre 1925 e 2001, quando foi comprada pela American Airlines. Chegou a ser uma das maiores empresas americanas do setor, mas passou a ter dificuldades econômicas a partir dos anos 1990 |M. Oertle on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
Trans World Airlines (TWA): operou entre 1925 e 2001, quando foi comprada pela American Airlines. Chegou a ser uma das maiores empresas americanas do setor, mas passou a ter dificuldades econômicas a partir dos anos 1990 |Aero Icarus on VisualHunt / CC BY-NC-SA
Trans World Airlines (TWA): operou entre 1925 e 2001, quando foi comprada pela American Airlines. Chegou a ser uma das maiores empresas americanas do setor, mas passou a ter dificuldades econômicas a partir dos anos 1990 | BrunoGeiger on VisualHunt / CC BY-NC
US Airways: criada em 1937, era uma companhia importante dos Estados Unidos, mas deixou de existir em 2015, quando se fundiu com a American Airlines |jmiguel.rodriguez on VisualHunt.com / CC BY-NC
US Airways: criada em 1937, era uma companhia importante dos Estados Unidos, mas deixou de existir em 2015, quando se fundiu com a American Airlines |Rosedale7175 on Visualhunt / CC BY-SA
US Airways: criada em 1937, era uma companhia importante dos Estados Unidos, mas deixou de existir em 2015, quando se fundiu com a American Airlines |TDelCoro on Visual hunt / CC BY-SA
Varig: a gigante do Rio Grande do Sul foi um verdadeiro símbolo da aviação brasileira, dominando o mercado por algumas décadas. Entrou em crise nos anos 2000, encerrando suas atividades em 2006, antes de completar 80 anos de história. É até hoje a única cia. brasileira a ter tido um jumbo na frota, já que operou alguns modelos do Boeing 747 entre 1981 e 1998 |Aero Icarus on Visual Hunt / CC BY-NC-SA
Varig: a gigante do Rio Grande do Sul foi um verdadeiro símbolo da aviação brasileira, dominando o mercado por algumas décadas. Entrou em crise nos anos 2000, encerrando suas atividades em 2006, antes de completar 80 anos de história. É até hoje a única cia. brasileira a ter tido um jumbo na frota, já que operou alguns modelos do Boeing 747 entre 1981 e 1998 |Aero Icarus on VisualHunt / CC BY-NC-SA
Varig (VRG): após a falência da cia. original, uma nova empresa, a VRG Linhas Aéreas, foi fundada. Ela foi comprada pela Gol em 2007, mas deixou de voar em 2013, quando passou a operar com a bandeira de sua empresa proprietária |Igor Pereira Santorsula on Visualhunt / CC BY-NC-SA
Varig (VRG): após a falência da cia. original, uma nova empresa, a VRG Linhas Aéreas, foi fundada. Ela foi comprada pela Gol em 2007, mas deixou de voar em 2013, quando passou a operar com a bandeira de sua empresa proprietária |Leandro returns on VisualHunt.com / CC BY
Vasp: criada em 1933, passou a fazer parte do governo do estado de São Paulo em 1935. Somente em 1991 voltou para a iniciativa privada, nas mãos de Wagner Canhedo. O empresário tentou expandir as rotas e comprou novos aviões, mas não conseguiu impedir a quebra da empresa. A Vasp deixou de voar em 2005, tendo a falência decretada em 2008 |M. Oertle on Visualhunt / CC BY-NC-SA
Vasp: criada em 1933, passou a fazer parte do governo do estado de São Paulo em 1935. Somente em 1991 voltou para a iniciativa privada, nas mãos de Wagner Canhedo. O empresário tentou expandir as rotas e comprou novos aviões, mas não conseguiu impedir a quebra da empresa. A Vasp deixou de voar em 2005, tendo a falência decretada em 2008 |Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-NC-SA
Vasp: criada em 1933, passou a fazer parte do governo do estado de São Paulo em 1935. Somente em 1991 voltou para a iniciativa privada, nas mãos de Wagner Canhedo. O empresário tentou expandir as rotas e comprou novos aviões, mas não conseguiu impedir a quebra da empresa. A Vasp deixou de voar em 2005, tendo a falência decretada em 2008 |Aero Icarus on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA