Ainda não pagou o IPVA 2022? Veja dicas infalíveis para quitar o débito com descontos
Confira como pagar o IPVA 2022 em São Paulo, em fevereiro e com desconto de 5%. Além disso, é possível quitar o tributo parcelado.
O IPVA 2022 em São Paulo já teve o prazo de pagamento de cota única, com desconto de 9%, encerrado no dia 21 de janeiro. Porém, para quem não pagou o tributo, ainda é possível regularizar a situação sem a cobrança de multa com o pagamento em fevereiro e desconto de 5%, veja os detalhes!
IPVA 2022: quem não regularizou a situação em janeiro, pode pagar o tributo em fevereiro e com desconto de 5%
Com o aumento dos preços dos carros registrados em 2021, sejam eles 0 km ou os seminovos e usados, o IPVA 2022 também encareceu, tendo em vista que o tributo é calculado com base no preço venal dos veículos.
Para amenizar os impactos dos altos reajustes, o Governo do estado de São Paulo, desenvolveu um calendário de pagamento especial para 2022, com descontos de 9% para pagamento à vista em janeiro. Porém, o prazo para conseguir a redução de valor encerrou na última sexta-feira, 21 de janeiro.
No entanto, ainda é possível regularizar a situação do imposto e garantir desconto de 5% para pagamentos em fevereiro e em cota única. Além do desconto, não haverá a cobrança de multa ou juros para quem ainda não regularizou a situação. Dessa forma, confira o calendário de pagamento do IPVA 2022 em São Paulo, com desconto de 5%:
Pagamento do IPVA 2022 com desconto de 5% em SP:
Final da placa – prazo de vencimento:
Final 1 – 10 de fevereiro
Final 2 – 11 de fevereiro
Final 3 – 14 de fevereiro
Final 4 – 15 de fevereiro
Final 5 – 16 de fevereiro
Final 6 – 17 de fevereiro
Final 7 – 18 de fevereiro
Final 8 – 21 de fevereiro
Final 9 – 22 de fevereiro
Final 0 – 23 de fevereiro
Ainda é possível parcelar o IPVA 2022 em SP em até 5 vezes
Além do pagamento único com desconto de 5%, os contribuintes podem parcelar o tributo em até cinco vezes, entre os meses de fevereiro e junho, o vencimento também está de acordo com o final da placa, veja na imagem abaixo:
Como pagar o IPVA 2022
Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e realizar o recolhimento do tributo, através dos terminais de autoatendimento ou nos guichês de caixa. O pagamento pode ser feito também pela internet ou via débito agendado, ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.
Importante destacar que, o contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
Compare carros e motos: conheça nova ferramenta gratuita do Garagem360
Parcelamento no cartão de crédito
É possível quitar o IPVA 2022 com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.
Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao Governo do Estado de forma imediata, e sem qualquer desconto ou encargo.
Licenciamento Antecipado 2022
Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.
Com informações: Sefaz-SP
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.