Ainda dá tempo: Detran faz mutirões para exames práticos na Bahia

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) está promovendo mutirões de exames práticos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), durante todo o mês de julho. Os eventos ocorrem aos sábados, em Salvador. 

Detran faz mutirões para exames práticos na Bahia até final do mês

Ao todo, os mutirões já ofertaram, até aqui, 320 horários extras. Além disso, desde a última quinta-feira (21), houve um aumento diário de 80 exames práticos para atender candidatos às categorias A e B.

No próximo sábado (30) e também no dia 6 de agosto,  novos mutirões serão realizados. O Detran-BA alerta as autoescolas para que mantenham os alunos informados sobre o calendário de marcação para evitar que as oportunidades sejam desperdiçadas, reduzindo o tempo de espera para a retirada do documento.

Para aproveitar as vagas, os alunos devem seguir as orientações referentes à documentação exigida, prazos e comprovação do esquema de vacinação contra a Covid-19 atualizado.

Saiba como tirar a CNH

(Foto: Itaituan dos Anjos/Detran-BA)

O exame prático é o último passo que o aspirante a motorista precisa dar para obter a sua CNH. Antes, ele será submetido a avaliações para testar os conhecimentos em legislação de trânsito. Além do mais, deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser penalmente imputável (ter 18 anos completos);
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documento de identidade ou equivalente;
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Possuir comprovante de residência.

Etapas do processo de obtenção da CNH

Exame médico do Detran (Foto: Divulgação/Detran-PR)
  1. Inscrição – Tudo começa com o preenchimento de um formulário inicial de inscrição online pelo site do Detran, com o pagamento de uma taxa de inscrição.Também há a possibilidade de realizar o cadastro pessoalmente, num posto do Detran ou do departamento da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou, ainda, em um Centro de Formação de Condutores (CFC).
  2. Exame médico – O candidato à CNH deve passar por um exame médico e um psicotécnico. Ambos podem ser agendados no site do Detran.
  3. Aulas e exames teóricos  O próximo passo é se matricular num CFC, nome pelo qual a auto-escola é conhecido atualmente. O Curso de Legislação requer a execução de, pelo menos, 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito. Cursadas as aulas é preciso pagar uma taxa para agendar o exame. O agendamento pode ser feito na autoescola, no site ou no próprio Detran. A aprovação ocorre com o acerto de ao menos 21 questões da prova.
  4. Aulas práticas – Concluída a etapa da Legislação, o candidato precisa efetuar o pagamento da Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) antes de começar as aulas práticas. As normas, para isso, são:
  • Categoria B – É necessário que o candidato tenha realizado no mínimo 20 horas/aula de prática veicular em via pública, sendo 1 hora/aula no período noturno.
  • Categoria A – Para obtenção da categoria A, é necessário fazer no mínimo 20 horas/aula, sendo 1 hora/aula no período noturno.

Assim como nas outras etapas, para realizar o exame prático  é necessário efetuar o pagamento de taxa e, somente então, agendar o dia, horário e local da prova prática.

Detran
(Foto: Divulgação)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar