Agora vai! BYD garante começar a produção de carros elétricos no Brasil em 1º de julho
A fábrica da BYD em Camaçari (BA) inicia produção amanhã, 1º de julho! Saiba quais carros elétricos a montadora chinesa fará no Brasil e o impacto de sua maior unidade fora da China.
A espera acabou! A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos e baterias, confirmou que sua fábrica no Brasil, localizada em Camaçari, Bahia, iniciará as operações amanhã, 1º de julho de 2025. O complexo industrial, que ocupa as antigas instalações da Ford, é um pilar fundamental nos ambiciosos planos da montadora para o mercado brasileiro.
BYD começa produção no Brasil em 1º de julho
Embora o início da operação tenha um pequeno atraso de quatro dias em relação à data inicialmente prevista (26 de junho), Pablo Toledo, diretor de Brand & Communications da BYD, confirmou que a nova data não deve ter grande impacto na produção local.
A aquisição da fábrica em julho de 2023 já sinalizava o compromisso da BYD com o Brasil, e o complexo de Camaçari está destinado a ser a maior instalação da montadora fora da China, um marco importante para a expansão global da empresa.
Além de impulsionar a produção de veículos elétricos no país, a fábrica tem um enorme potencial de geração de empregos, com expectativa de criar 20 mil postos de trabalho, o que representa um significativo impulso para a economia local e regional.
Quais carros a BYD vai produzir no Brasil?
A fábrica de Camaçari será um hub diversificado, focada na produção de carros elétricos e baterias. Embora a linha de produção inicial comece com a montagem pelo regime SKD (Semi Knocked Down) – onde kits parcialmente montados chegam para a finalização local –, a estratégia visa otimizar os custos de operação e aumentar a competitividade dos modelos da BYD no mercado brasileiro.
Até o momento, o único modelo oficialmente confirmado para produção local é o BYD Song Pro, o SUV elétrico que já conquistou a liderança de vendas no país. No entanto, é altamente provável que o Dolphin Mini também seja produzido em Camaçari.
Sendo o modelo de entrada da marca e um dos principais responsáveis por popularizar os carros elétricos da BYD no Brasil, sua fabricação nacional faria sentido estratégico para a montadora chinesa.
Qual sua expectativa para a produção da BYD no Brasil? Você acredita que a fabricação local fará os carros elétricos ficarem mais acessíveis? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Leia também: BYD testa nova bateria de estado sólido com 1.875 km de autonomia
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.