Agora vai! BYD garante começar a produção de carros elétricos no Brasil em 1º de julho

A fábrica da BYD em Camaçari (BA) inicia produção amanhã, 1º de julho! Saiba quais carros elétricos a montadora chinesa fará no Brasil e o impacto de sua maior unidade fora da China.

A espera acabou! A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos e baterias, confirmou que sua fábrica no Brasil, localizada em Camaçari, Bahia, iniciará as operações amanhã, 1º de julho de 2025. O complexo industrial, que ocupa as antigas instalações da Ford, é um pilar fundamental nos ambiciosos planos da montadora para o mercado brasileiro.


BYD começa produção no Brasil em 1º de julho

Embora o início da operação tenha um pequeno atraso de quatro dias em relação à data inicialmente prevista (26 de junho), Pablo Toledo, diretor de Brand & Communications da BYD, confirmou que a nova data não deve ter grande impacto na produção local.

A aquisição da fábrica em julho de 2023 já sinalizava o compromisso da BYD com o Brasil, e o complexo de Camaçari está destinado a ser a maior instalação da montadora fora da China, um marco importante para a expansão global da empresa.

Além de impulsionar a produção de veículos elétricos no país, a fábrica tem um enorme potencial de geração de empregos, com expectativa de criar 20 mil postos de trabalho, o que representa um significativo impulso para a economia local e regional.


BYD começa produção no Brasil em 1º de julho - Foto: Divulgação
BYD começa produção no Brasil em 1º de julho – Foto: Divulgação

Quais carros a BYD vai produzir no Brasil?

A fábrica de Camaçari será um hub diversificado, focada na produção de carros elétricos e baterias. Embora a linha de produção inicial comece com a montagem pelo regime SKD (Semi Knocked Down) – onde kits parcialmente montados chegam para a finalização local –, a estratégia visa otimizar os custos de operação e aumentar a competitividade dos modelos da BYD no mercado brasileiro.

Song Pro será o primeiro carro da BYD produzido no Brasil - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Song Pro será o primeiro carro da BYD produzido no Brasil – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

Até o momento, o único modelo oficialmente confirmado para produção local é o BYD Song Pro, o SUV elétrico que já conquistou a liderança de vendas no país. No entanto, é altamente provável que o Dolphin Mini também seja produzido em Camaçari.

Sendo o modelo de entrada da marca e um dos principais responsáveis por popularizar os carros elétricos da BYD no Brasil, sua fabricação nacional faria sentido estratégico para a montadora chinesa.


Qual sua expectativa para a produção da BYD no Brasil? Você acredita que a fabricação local fará os carros elétricos ficarem mais acessíveis? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Leia também: BYD testa nova bateria de estado sólido com 1.875 km de autonomia

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA