Agora é OFICIAL! BYD produzirá carros na antiga fábrica da Ford, na Bahia

Após meses de negociações e diversas reviravoltas, a chinesa BYD finalmente assumirá a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.

Após meses de negociações e diversas reviravoltas na história, a chinesa BYD finalmente assumirá a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. O anúncio de que o negócio está sacramentado foi feito pelo governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), pelas redes sociais, logo após uma reunião em Brasília com a vice-presidente global da BYD, Stella Li, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 

Saiba como a BYD produzirá carros na antiga fábrica da Ford, na Bahia

“Na próxima terça (4), anunciaremos, junto com a montadora, a nova fábrica de carros elétricos em Camaçari, já apresentando o calendário de implantação e todos os detalhes que vão trazer mais emprego e renda para baianas e baianos”, escreveu o governador baiano em sua conta no Twitter.

Rodrigues informa ainda que a BYD vai detalhar, nesta terça-feira, quais os modelos que serão produzidos localmente, que devem ir de veículos comerciais leves a automóveis de passeio, como o BYD Dolphin EV, lançado na última quarta-feira (28), e que neste primeiro momento chega ao mercado brasileiro importado da China.

Na semana passada, o presidente da BYD do Brasil, Tyler Li, já havia confirmado que a empresa iniciaria a operação em uma fábrica no Brasil. No entanto, não quis ser afirmativo, na oportunidade, sobre a possibilidade de a empresa assumir a antiga fábrica da Ford, alegando que ainda havia detalhes a resolver.

BYD alcançará novo patamar no Brasil

A nacionalização da frota é ponto fundamental para os planos de expansão da BYD no País. Por isso, o empenho em destravar a aquisição da antiga fábrica da Ford. As negociações se arrastavam já há três anos, chegaram aos ponto de estar quase concluídas, mas voltaram a emperrar no em março passado e só agora chegaram ao fim.

A montadora chinesa deverá fazer um investimento de R$ 3 bilhões para colocar a fábrica baiana em operação, com a promessa de gerar pelo menos 1.200 empregos diretos.

A aquisição de uma unidade produtiva abre o caminho para a produção local de modelos que atualmente chegam importados, elevando a marca BYD a um novo patamar.

Um dos carros cotados para receber produção local é o mais novo lançamento da marca, o BYD Dolphin.

Nova no setor de automóveis, porém, com anos de produção local

Acrônimo para “Build Your Dreams” (construa seus sonhos), a BYD chegou ao Brasil em 2015. O investimento inicial da empresa foi na implantação de uma fábrica de ônibus em Campinas, no interior de São Paulo.

Primeiro passo da BYD foi abrir fábrica de ônibus elétricos em Campinas-SP, em 2015 (Foto: Divulgação/BYD)

Nessa unidade, a montadora de origem chinesa produz veículos leves sobre pneus (VLPs), que são grandes ônibus articulados que circulam por ruas pavimentadas – à semelhança do que o VLT faz sobre trilhos.

Dois anos mais tarde, a empresa abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. A ideia é de que suas lojas vendam equipamentos para que os clientes da marca possam gerar, eles mesmos, energia para recarregar seus carros elétricos, sem custo.

Para equipar a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

Além disso, a empresa liderou dois projetos de monotrilho no País. Em Salvador, foi fornecedora do VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo implantou a Linha 17 (Ouro) do Metrô.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile