Agora é OFICIAL! BYD produzirá carros na antiga fábrica da Ford, na Bahia
Após meses de negociações e diversas reviravoltas, a chinesa BYD finalmente assumirá a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.
Após meses de negociações e diversas reviravoltas na história, a chinesa BYD finalmente assumirá a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. O anúncio de que o negócio está sacramentado foi feito pelo governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), pelas redes sociais, logo após uma reunião em Brasília com a vice-presidente global da BYD, Stella Li, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Saiba como a BYD produzirá carros na antiga fábrica da Ford, na Bahia
“Na próxima terça (4), anunciaremos, junto com a montadora, a nova fábrica de carros elétricos em Camaçari, já apresentando o calendário de implantação e todos os detalhes que vão trazer mais emprego e renda para baianas e baianos”, escreveu o governador baiano em sua conta no Twitter.
Rodrigues informa ainda que a BYD vai detalhar, nesta terça-feira, quais os modelos que serão produzidos localmente, que devem ir de veículos comerciais leves a automóveis de passeio, como o BYD Dolphin EV, lançado na última quarta-feira (28), e que neste primeiro momento chega ao mercado brasileiro importado da China.
Na semana passada, o presidente da BYD do Brasil, Tyler Li, já havia confirmado que a empresa iniciaria a operação em uma fábrica no Brasil. No entanto, não quis ser afirmativo, na oportunidade, sobre a possibilidade de a empresa assumir a antiga fábrica da Ford, alegando que ainda havia detalhes a resolver.
BYD alcançará novo patamar no Brasil
A nacionalização da frota é ponto fundamental para os planos de expansão da BYD no País. Por isso, o empenho em destravar a aquisição da antiga fábrica da Ford. As negociações se arrastavam já há três anos, chegaram aos ponto de estar quase concluídas, mas voltaram a emperrar no em março passado e só agora chegaram ao fim.
A montadora chinesa deverá fazer um investimento de R$ 3 bilhões para colocar a fábrica baiana em operação, com a promessa de gerar pelo menos 1.200 empregos diretos.
A aquisição de uma unidade produtiva abre o caminho para a produção local de modelos que atualmente chegam importados, elevando a marca BYD a um novo patamar.
Um dos carros cotados para receber produção local é o mais novo lançamento da marca, o BYD Dolphin.
BYD confirmada na Bahia!🚗
Na próxima terça (04), anunciaremos, junto com a montadora, a nova fábrica de carros elétricos em Camaçari, já apresentando o calendário de implantação e todos os detalhes que vão trazer mais emprego e renda para baianas e baianos. #BoraTrabalhar! pic.twitter.com/0RdhgmiK9S
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) June 28, 2023
Nova no setor de automóveis, porém, com anos de produção local
Acrônimo para “Build Your Dreams” (construa seus sonhos), a BYD chegou ao Brasil em 2015. O investimento inicial da empresa foi na implantação de uma fábrica de ônibus em Campinas, no interior de São Paulo.
Nessa unidade, a montadora de origem chinesa produz veículos leves sobre pneus (VLPs), que são grandes ônibus articulados que circulam por ruas pavimentadas – à semelhança do que o VLT faz sobre trilhos.
Dois anos mais tarde, a empresa abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. A ideia é de que suas lojas vendam equipamentos para que os clientes da marca possam gerar, eles mesmos, energia para recarregar seus carros elétricos, sem custo.
Para equipar a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).
Além disso, a empresa liderou dois projetos de monotrilho no País. Em Salvador, foi fornecedora do VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo implantou a Linha 17 (Ouro) do Metrô.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.