Agora como um Opel, novo Astra ganha versão 100% elétrica 

A Opel, hoje marca da Stellantis, anunciou a chegada da versão 100% elétrica do novo Astra ao mercado europeu.

A Opel, marca hoje pertencente ao grupo Stellantis, anunciou a chegada do Astra Electric ao mercado europeu. A aguardada versão 100% elétrica do carro que é sucesso desde 1991, com mais de 15 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, já está disponível na carroceria hatchback – uma versão station wagon está a caminho.

Saiba mais sobre a versão 100% elétrica do Opel Astra

Opel Astra Electric GS (Foto: Divulgação/Stellantis)

Fundada em 1862, a montadora alemã Opel é uma das mais antigas do mundo. Por quase um século, foi o braço europeu da General Motors (entre 1929 e 2017), ao lado da britânica Vauxhall.

No Brasil, a GM produziu o Chevrolet Astra, em carrocerias hatchback e sedã, entre 1998 e 2011 – sua última edição era equipada com motor 2.0 flex de 140 cv. A Stellantis, no entanto, não tem planos de reintroduzir o modelo no País.

O  modelo estreou sua 8ª geração em 2021, sendo produzido na mesma plataforma EMP2 que a Stellantis utiliza para fabricar o novo Peugeot 308.

Já há alguns anos existia uma opção eletrificada do Opel Astra estava disponível na Europa – a variante híbrida plug-in (PHEV), que coexistia com as equipadas com motores a gasolina e a diesel.

Astra tem condução livre de emissões

A Stellantis ressalta que o novo Opel Astra Electric GS oferece um prazer de condução localmente isento de emissões, mesmo em viagens mais longas. O alcance, de acordo com o ciclo WLTP1, é de até 418 quilômetros, com uma rodagem silenciosa e leve, porque o novo Astra Electric pesa apenas 1.679 kg. “Essa é uma grande vantagem que se nota a cada pisada no pedal e em cada curva”, destaca a montadora.

Design arrojado e muita tecnologia na cabine

O design do Astra totalmente elétrico apresenta a identidade de marca Opel Vizor, incluindo um design de para-choque dianteiro mais esportivo. O modelo vem de série com rodas de liga leve de 18 polegadas com cinco raios em preto brilhante, que realçam o seu aspeto arrojado e puro.

A pintura bicolor com o teto e as caixas dos retrovisores exteriores na cor preto carbono também garantem ao Opel Astra Electric GS um aspecto marcante.

Quanto à tecnologia a bordo, destaque para o sistema Intelli-Drive 2.0, que estreia no modelo e integra vários assistentes eletrônicos de assistência à direção e os combina pela primeira vez, com mudança de faixa semiautomática e adaptação inteligente de velocidade. 

Opel Astra Electric GS (Foto: Divulgação/Stellantis)

Se a faixa pretendida estiver livre, o assistente dirige o Astra Electric para a faixa pretendida com pequenos movimentos de direção. E a adaptação inteligente de velocidade garante que a velocidade do veículo seja reduzida quando um novo limite de velocidade for atingido. O Intelli-Drive 2.0 também usa informações da rede over-the-air (OTA).

Aviso de colisão frontal com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, detecção de sonolência, controle de cruzeiro adaptativo com função stop and go, piloto de estacionamento na frente e atrás, e câmera Intelli-Vision de 360 graus são outros recursos oferecidos

O Pure Panel totalmente digital também traz comodidades ao motorista. Os sistemas de infoentretenimento apresentam funções gráficas, multimídia e de visão computacional aprimoradas.

O conjunto de duas telas widescreen de 10 polegadas exibe todas as funções importantes, como status de carga da bateria ou alcance, enquanto configurações como a de controle da temperatura interna ainda podem ser facilmente ajustadas com o toque de um botão. 

Com o grande head-up display e o reconhecimento de voz natural, os olhos do motorista podem manter-se concentrados na estrada e no trânsito.O conforto é aprimorado pelo assento ergonômico Active Sport.

Potência e bom desempenho

O novo Opel Astra Electric GS é dotado de motor elétrico que entrega 115 kW (156 cv) de potência e 27,5 kgf.m de torque máximo – ambos disponíveis desde o primeiro toque no pedal do acelerador, garantindo partidas rápidas. 

Opel Astra Electric GS (Foto: Divulgação/Stellantis)

O baixo peso total de 1.679 kg contribui para o bom desempenho. Além disso, enquanto muitos outros carros elétricos são limitados a 150 km/h ou 160 km/h, o Astra Electric atinge a velocidade máxima de 170 km/h. Dependendo das preferências, os condutores do Astra Electric podem escolher entre os três modos de condução Eco, Normal e Sport.

A energia é armazenada em uma bateria compacta de íons de lítio de 54 kWh, que oferece embalagem eficiente, baixo peso, grande autonomia e tempos de carregamento curtos.

O hatch pode percorrer até 418 km sem recarga, e requer apenas 14,8 kWh de eletricidade por 100 km.

O sistema de frenagem regenerativa garante que a energia possa ser recuperada durante a condução. Mesmo quando o Astra elétrico a bateria precisa ser recarregado, isso significa apenas um breve “pit stop” em um ponto de carregamento. 

O Astra Electric pode ser carregado até 80% da capacidade da bateria em menos de 30 minutos em uma estação de carregamento rápido de corrente contínua de 100 kW.

A bateria está localizada na parte inferior da carroceria, portanto não há espaço para passageiros e bagagens perdidos no interior.

Mesmo com os bancos traseiros levantados, o Astra Electric oferece 352 litros de espaço para bagagem no porta-malas – com os bancos rebatidos, a capacidade aumenta para até 1.268 litros. 

Opel Astra Sports Tourer Electric chega ainda neste ano (Foto: Divulgação/Stellantis)

A Stellantis informa que, num primeiro momento, o novo Opel Astra Electric GS está disponível em planos de locação na Alemanha, com mensalidades a partir de € 399 (R$ 2.080). A gama será complementada ainda neste ano com o Opel Astra Sports Tourer Electric, que será a primeira perua totalmente elétrica produzida por uma montadora alemã.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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