Com chegada no mercado prevista para o primeiro semestre de 2024, o Renault Kardian terá uma difícil missão: concorrer com Fiat Pulse, além de tirar clientes interessados em modelos maiores, como VW T-Cross, GM Tracker, Hyundai Creta e até o Nissan Kicks.
Será que ele tem armas para isso? Vale a pena esperar por ele? Vamos tentar desvendar.
Vale a pena esperar pelo Renault Kardian
A primeira “arma” do SUV da Renault é a nova motorização. Seu motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta rende 125 cv e torque de 22,4 kgfm. Além disso, conta com câmbio automático de dupla embreagem de seis marchas.
É mais do que entrega:
- Pulse – 1.3 seu motor Firefly de quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm.
- GM Tracker – 1.0 Turbo Flex de 116 cv e 16,8 kgfm.
- Nissan Kicks – 1.6 de quatro cilindros aspirado de 113 e 15,3 kgfm.
- Hyundai Creta – 1.0 turbo de três cilindros de 120 cv e 17,5 kgfm.
- Só perde para o T-Cross e seu propulsor 200 TSI, um 1.0 turbo de 128 cv.
Além disso, o modelo da Renault é o que apresenta a plataforma mais moderna. A CMF-B é a mesma empregada nos modelos da marca na Europa.
E como não só de motor vive um carro, o Renault Kardian também se destaca pelo visual arrojado, com destaque para os faróis em LED e uma grade de ar.
Entre os diferenciais estão:
- aros de rodas diamantados de 17 polegadas
- seis airbags
- tela multimídia de 8 polegadas com regulagens do sistema MULTI-SENSE
- apoio de braço e quatro entradas USB
- frenagem ativa de emergência
- controle de cruzeiro adaptativo a partir de 30 km/h
- alerta de ponto cego, entre outros.
Quanto às dimensões, a marca ressalta que há um bom aproveitamento de espaço apesar das medidas reduzidas: Comprimento de 4,12 m, largura de 1,75 m e altura de 1,54 m.
É ligeiramente maior do que Pulse, mas perde para todos os possíveis SUVs concorrentes aqui citados.
Preço pode ser diferencial do modelo
O Renault Kardian será disponibilizado em quatro versões: Evolution, Tecno, Iconic e Premier Edition.
Ainda não temos informações quanto a preços, no entanto chuto que será mais barato que o Pulse, atualmente o SUV mais barato do Brasil. Além disso, sua chegada pode reduzir o preço deste e de outros da categoria.
Com esses diferenciais, motor mais potente e itens de segurança que não estão presentes no concorrente direto, o Renault Kardian tem tudo para ganhar mercado não só do modelo da Fiat, como também dos outros SUVs com um preço superior.