Afinal, vale esperar pelo Renault Kardian?

Com chegada no mercado prevista para o primeiro semestre de 2024, o Renault Kardian terá uma difícil missão: concorrer com Fiat Pulse, além de tirar clientes interessados em modelos maiores, como VW T-Cross, GM Tracker, Hyundai Creta e até o Nissan Kicks.  

Será que ele tem armas para isso? Vale a pena esperar por ele? Vamos tentar desvendar. 

Renault Kardian pode ser pedra no sapato dos SUVs - Foto: Divulgação

 

Renault Kardian vai ser pedra no sapato dos SUVs – Foto: Divulgação

 

Vale a pena esperar pelo Renault Kardian 

A primeira “arma” do SUV da Renault é a nova motorização. Seu motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta rende 125 cv e torque de 22,4 kgfm. Além disso, conta com câmbio automático de dupla embreagem de seis marchas.

É mais do que entrega:

  • Pulse – 1.3 seu motor Firefly de quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm.
  • GM Tracker – 1.0 Turbo Flex de 116 cv e 16,8 kgfm.
  • Nissan Kicks – 1.6 de quatro cilindros aspirado de 113 e 15,3 kgfm.
  • Hyundai Creta – 1.0 turbo de três cilindros de 120 cv e 17,5 kgfm.
  • Só perde para o T-Cross e seu propulsor 200 TSI, um 1.0 turbo de 128 cv. 

Além disso, o modelo da Renault é o que apresenta a plataforma mais moderna. A CMF-B é a mesma empregada nos modelos da marca na Europa.

E como não só de motor vive um carro, o Renault Kardian também se destaca pelo visual arrojado, com destaque para os faróis em LED e uma grade de ar. 

Entre os diferenciais estão:

  • aros de rodas diamantados de 17 polegadas
  • seis airbags
  • tela multimídia de 8 polegadas com regulagens do sistema MULTI-SENSE
  • apoio de braço e quatro entradas USB 
  • frenagem ativa de emergência
  • controle de cruzeiro adaptativo a partir de 30 km/h
  • alerta de ponto cego, entre outros. 
Renault Kardian - Foto: Divulgação

 

Renault Kardian – Foto: Divulgação

 

Quanto às dimensões, a marca ressalta que há um bom aproveitamento de espaço apesar das medidas reduzidas: Comprimento de 4,12 m, largura de 1,75 m e altura de 1,54 m.

É ligeiramente maior do que Pulse, mas perde para todos os possíveis SUVs concorrentes aqui citados.  

Preço pode ser diferencial do modelo

O Renault Kardian será disponibilizado em  quatro versões: Evolution, Tecno, Iconic e Premier Edition.

Ainda não temos informações quanto a preços, no entanto chuto que será mais barato que o Pulse, atualmente o SUV mais barato do Brasil. Além disso, sua chegada pode reduzir o preço deste e de outros da categoria. 

Com esses diferenciais, motor mais potente e itens de segurança que não estão presentes no concorrente direto, o Renault Kardian tem tudo para ganhar mercado não só do modelo da Fiat, como também dos outros SUVs com um preço superior. 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar