Afinal, quando devemos acionar ou não o seguro do carro?

O seguro automotivo é sempre indicado. Independente do valor do carro ou das questões de rotina de uso que o condutor possui. No entanto, nem sempre é indicado acionar o serviço em casos de ocorrências. Entenda mais!

Veja quando acionar o seguro do carro
Veja quando acionar o seguro do carro (Foto: Pixabay)

Quando acionar ou não o seguro do carro?

O seguro automotivo é uma verdadeira ajuda quando imprevistos acontecem. No entanto, nem sempre é indicado acioná-lo. Situações que a manutenção é mais barata que a franquia cobrada apelo seguro, ou quando a ocorrência é ocasionada por terceiros, são alguns dos exemplos.

Sempre que aparece um gasto inesperado com o veículo, seja a necessidade de um guincho, ou até questões mais sérias como uma colisão, o seguro automotivo serve para amenizar o problema. No entanto, é preciso entender quando o mais vantajoso é simplesmente não acioná-lo.

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A Seguro Auto, entidade do setor sem fins lucrativos, apresenta alguns exemplos de quando o melhor a se fazer é não acionar o serviço.

Serviço inferior ao valor da franquia

O primeiro exemplo e talvez o mais conhecido por todos envolve a franquia. Todo serviço realizado pelo seguro terá uma taxa ser paga, a franquia. Esse valor é determinado no momento da contratação do serviço. Dessa forma, questões e problemas que tenham um valor menor ao preço pago pela franquia, compensa resolver por fora do que solicitar os serviços da seguradora.

Dessa forma, entende-se que quando se trata de pequenos danos, o indicado é realizar o conserto por fora do seguro. Faróis, pequenos arranhões, e outros reparos mais simples, são alguns exemplos.

Veja quando acionar o seguro do carro
Em casos de reparos de pequeno valor, o indicado é não solicitar o seguro (Foto: Pixabay)

Situações causadas por terceiros

Outro momento em que não se deve acionar o seguro do carro é em situações ocasionadas por terceiros. Nesses casos, o culpado pela batida por exemplo, deverá se responsabilizar pela ação. Caso ele possua o seguro automotivo, ele deverá acioná-lo. Se a pessoa não possuir a proteção ou o plano dela não cobrir acidentes que envolvam terceiros, ele ainda deverá se responsabilizar arcando com os prejuízos por fora.

No entanto, se por algum motivo o culpado não assumir as responsabilidades, você poderá acionar o seu seguro auto e o mesmo posteriormente poderá solicitar o reembolso dos gastos ocasionados de forma judicial.

Porém, lembre-se: em situações de acidentes, o melhor a se fazer é manter a calma, para que a situação não se agrave. Principalmente quando envolver terceiros.

 quando devemos acionar ou não o seguro do carro?
Imagem Ilustrativa

Acidentes causados por você envolvendo terceiros mas com reparos pequenos

Aqui, novamente é indicado resolver a situação por fora. Se em um acidente que envolva terceiros, mas diferente da situação anterior, você é o culpado, é preciso avaliar os dados causados. Se forem reparos pequenos, também é indicado fazer por fora, afinal, novamente envolverá o valor da franquia.

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Serviços não autorizados pelo pacote de seguro contratado

Outra situação em que o mais aconselhável é não contratar o seguro, é quando o serviço necessário não faz parte do pacote que você possui. Nesse caso, você só terá mais dor de cabeça. Afinal, a seguradora seguirá o que foi acordado em contrato.

Dessa forma, o melhor é respirar fundo e procurar uma oficina mecânica por fora. Um exemplo desse tópico é a necessidade de guinchos que ultrapassam a quilometragem contratada.

Mas, afinal, quando acionar o seguro do carro?

Depois de entender os itens acima, fica evidente que o melhor é acionar o seguro quando o serviço necessário terá valor acima da franquia paga para a seguradora, ou quando o acidente que envolve terceiros foi causado por você e também terá um valor elevado. E por fim, quando o reparo necessário faz parte do pacote contratado.

Veja quando acionar o seguro do carro
Serviços de guincho podem ter quilometragem limitada (Foto: Pixabay)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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