Afinal, qual a diferença entre picapes, caminhonetes e caminhonetas

São diversas as categorias de carros mas, quando fala-se em picapes, caminhonetes e caminhonetas, começam as dúvidas. Entenda a diferença

São diversas as categorias de carros – hatch, sedan, SUV –, mas, quando se fala em picapes, caminhonetes e caminhonetas, começam as dúvidas. Você sabe qual é a diferença? Confira.

King Kong Cannon (Foto: Divulgação/Great Wall)

Picapes, caminhonetes e caminhonetas

A rigor, caminhonete é um veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até 3.500 kg, segundo a definição do Código Nacional de Trânsito (Contran). Possui uma cabine para o motorista e mais dois passageiros bem como uma carroceria traseira para a carga. Em inglês, a palavra utilizada para essa categoria de veículo é pick-up, que aportuguesado virou picape.  Ou seja, caminhonetes e picapes são o mesmo gênero de carro.

As caminhonetes/picapes têm duas categorias, segundo o porte: pequenas ou grandes. As primeiras são carros compactos com presença de caçamba para transporte de carga. Exemplos delas são a Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana. As grandes são veículos mais robustos como Fiat Toro, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.

Para aumentar a confusão, há também as caminhonetas. De acordo com a definição do Contran, estas são os veículos mistos destinados ao transporte de passageiros e cargas no mesmo compartimento – ou seja, nelas não há a separação presente nas caminhonetes/picapes. 

Na prática, as caminhonetas são as SUVs, como o Mitsubishi Pajero, Ford Everest e a Chevrolet Blazer, entre outros.

A caminhoneta Mitsubishi Pajero (Foto: Divulgação/Mitsubishi)

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Em alta

No Brasil, as vendas de picapes têm crescido significativamente e os modelos usados e seminovos acompanham esse fenômeno, apresentando até valorização em alguns casos. Esta situação vai na contramão do mercado global – onde o segmento vem atravessando uma crise.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no primeiro trimestre do ano passado, enquanto o segmento de automóveis registrava queda de 11,1%, o de comerciais leves mostrava expansão de 18,9%. As picapes puxaram esse resultado positivo com crescimento de 21,5%. Os especialistas apontam as causas: setores de agronegócio e  de delivery estiveram em alta no período.

Com alta procura, o segmento de usados e seminovos anda agitado: quem quer vender uma caminhonete pode aproveitar a valorização, já que há filas de espera por alguns modelos 0km nas concessionárias. E , procurando bem, quem quer comprar pode conseguir uma picape em ótimas condições gastando menos e sem precisar esperar.

(Foto: Divulgação/Great Wall)

Com colaboração de Por Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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