Afinal, por que o Jeep Renegade não vende como antes

O Jeep Renegade foi lançado em 2014 e disponível no mercado em 2015. Desde então, o SUV se destacou em vendas no Brasil e se tornou um dos veículos mais comprados por aqui, alçando-se ao posto de xodó dos pilotos brasileiros.

Com sua dirigibilidade elogiável e seu visual chamativo, o modelo foi sucesso não só no Brasil, mas em todo o mundo. Porém, em 2022, mesmo com números expressivos, o Renegade teve uma queda no rendimento e não é mais tão intocável no topo do ranking de carros mais vendidos do Brasil

Número de vendas do Jeep Renegade em 2021 ajuda a exemplificar queda

As 73.957 unidades vendidas do Jeep Renegade em 2021, conseguem quantificar o sucesso do SUV no Brasil. Com uma média de 6.159 vendas mensais, o veículo conseguiu ficar à frente do Jeep Compass, co-irmão da montadora que superou o crossover compacto em 2017 e 2018.

VEJA TAMBÉM

Jeep Compass, pedra no sapato do Renegade, volta a tomar sua frente como carro mais vendido da Jeep este ano (Foto: Divulgação/Stellantis)

Em 2022, o Compass voltou a tomar a dianteira entre o carro mais comercializado da Jeep, com cerca de 8.200 exemplares a mais. O Renegade neste ano está em baixa considerável. Fora do top 10 no ranking, os registros apontam 37.467 vendas, com média de 4.172 veículos vendidos por mês — quase 2 mil a menos que no ano 

Concorrência com carros da Fiat explica baixa nas vendas

A chegada da concorrência do Fiat Pulse, SUV subcompacto da montadora italiana, o Renegade já previa uma queda nos números. Neste ano, o veículo já contabiliza 38.507 unidades comercializadas, já estando a frente do SUV da Jeep na lista dos mais vendidos de 2022 em menos de um ano de sua estreia.

A situação fica mais complexa com o anúncio do Fiat Fastback, que tende a tomar de vez a vaga do Jeep Renegade como SUV sofisticado preferido do público. A novidade da marca italiana, chega ao mercado na mesma faixa de preço do decadente Renegade, o que causa preocupações com seu desempenho.

Novo Fiat Fastback se tornará concorrente direto do Jeep Renegade, podendo provocar outro recuo nas vendas (Foto: Divulgação)

Isso se dá por conta da maior rentabilidade do Fastback. O lançamento da Fiat conta com recursos mais sofisticados e aclamados pelo público em geral, um contraponto ao robusto Small Wide 4×4, plataforma utilizada pelo Jeep Renegade.

Este movimento de sobe e desce no mercado, já era algo previsto pelo grupo automotivo Stellantis, que detém direitos sobre a Fiat e a Jeep. O grupo planejava uma abertura no mercado para novos produtos. Agora a expectativa é entre a concorrência do Fastback com o Compass, com o Renegade fora do páreo.

Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile