Afinal, por que este veículo foi o mais vendido por dois anos seguidos?

O que faz este veículo ser o mais vendido? A seguir, detalhamos os atributos da picape mais bem sucedida dos últimos anos.

Ser o líder vendas no mercado automotivo é um objetivo que poucas montadoras conseguem alcançar. Ter o veículo mais vendido em dois anos consecutivos é um sonho distante para muitas. Mas não para a Fiat. Com a picape Strada, a fabricante conquistou a liderança nas vendas em 2021 e 2022. Mas o que faz este veículo ser tão desejado pelos consumidores? A seguir, detalhamos os atributos da picape mais bem sucedida dos últimos anos.

Em 2022, a Fiat registrou mais de 430 mil unidades vendidas no Brasil (Foto: Divulgação/Stellantis)

Fiat Strada: o veículo mais vendido no Brasil por dois anos consecutivos

O ramo automobilístico é muito concorrido. São diversas montadoras de automóveis que brigam, no bom sentido, pela preferência dos consumidores. O carro precisa trazer os atributos mais desejados pelo mercado, além de um preço acessível, para se manter no topo das vendas.

A Fiat Strada conseguiu se manter em primeiro lugar na lista dos mais comercializados por dois anos seguidos, inclusive, aumentando o número de vendas de 2021 para 2022.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat Strada teve 109.107 unidades emplacadas no acumulado do ano de 2021. Em 2022, este número subiu para 112.456.

Em 2022, a picape teve mais de 15 mil unidades vendidas em relação ao Hyundai HB20 (96.255 emplacamentos), segundo colocado no ranking que leva em consideração todos os segmentos de automóveis.

Quando comparado somente com a categoria de comerciais leves, a distância sobe para mais de 60 mil vendas. O segundo colocado neste segmento é a Fiat Toro, que teve 49.567 unidades comercializadas no ano passado.

Capacidade de carga é um dos atributos destaque da picape (Foto: Divulgação/Stellantis)

Atributos da Fiat Strada 2023

A Strada trouxe novidades para o novo ano-modelo, como mais itens de série, nova cor disponível e mudanças no interior do veículo. Confira agora um pouco dos atributos da picape. Logo abaixo veja todas as versões e preços da Fiat Strada 2023.

As versões Ranch e Volcano passaram a vir com ar-condicionado digital automático de série, que permite o ajuste da temperatura conforme os ocupantes desejarem.

Outra novidade está na versão Volcano manual, que ganhou carregador de celular por indução. O item já era de série a partir da Volcano automática.

Para completar a gama de tonalidades da Strada e reforçar os detalhes do veículo, o tom Cinza Strato, que estreou no Fiat Pulse, chegou para versões Volcano e Ranch da picape compacta.

Além desta nova tonalidade, o cliente possui mais cinco possibilidades de cores: preto Vulcano, vermelho Monte Carlo, cinza Silverstone, prata Bari e branco Banchisa.

Outro destaque é a capacidade de carga e o volume da caçamba. Nas versões com cabine dupla, o volume de carga chega a 844 litros, enquanto a capacidade total de carga é de 600 kg. Na Strada Cabine Plus, o volume é um dos maiores da categoria, com 1.354 litros. A capacidade total de carga é de 650 kg.

Além disso, a Fiat Strada 2023 vem de série com 4 airbags (nas versões de cabine dupla), central multimídia com tela de 7 polegadas (a partir da versão Volcano manual), controles de estabilidade e tração, sensor de estacionamento e direção assistida (hidráulica nos modelos 1.4 e elétrica nas versões 1.3).

Painel da Fiat Strada 2023 a partir da versão Volcano (Foto: Divulgação/Stellantis)

Motorização do veículo mais vendido nos últimos anos

A Strada Endurance 2023 conta com motor 1.4 EVO flex, sempre acoplado ao câmbio manual de 5 marchas.

O motor gera 85 cv de potência e torque de 12,4 kgfm com gasolina, com etanol entrega 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque.

A média de consumo com etanol é de 8,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Com gasolina a média é de 11,9 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.

As demais versões possuem motor 1.3 Firefly, com opções de câmbio manual de 5 marchas (Freedom e Volcano) e automático do tipo CVT de sete velocidades (Volcano e Ranch).

O propulsor produz potência de 107 cv e 98 cv com etanol e gasolina, respectivamente, e toque máximo de 13,7 kgfm com etanol e 13,2 kgfm com gasolina.

Com transmissão manual de 5 marchas, a picape tem média de consumo de 8,9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina os números são de 12,5 km/l na cidade e 14,3 na estrada.

Já com transmissão automática, a Strada possui média de consumo com etanol de 8,8 km/l em percurso urbano e 9,8 km/l no ciclo rodoviário, enquanto com gasolina os números são de 12,5 km/l e 13,3 km/l, respectivamente.

Fiat Strada Ranch 2023 (Foto: Divulgação/Stellantis)

Versões e preços atualizados da Fiat Strada 2023

Confira a seguir as versões e preços atualizados da Fiat Strada 2023. Aproveite e acesse a ficha técnica de cada veículo para ver todos os detalhes de cada modelos.

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile