Afinal, por que a Apple aposta no mercado dos carros elétricos

Entenda porque a empresa de tecnologia Apple está interessada em entrar no mercado automotivo de carros elétricos.

Mais do que uma empresa que oferece produtos, a Apple quer ir além e fazer parte de um universo completamente conectado e compartilhado. Apostar no mercado de carros elétricos é apenas um novo meio para oferecer novas soluções e fidelizar o cliente que já possui confiabilidade na marca.

Entenda porque a Apple quer investir no segmento automotivo com carros elétricos (Foto: Divulgação)

Apple no mercado de carros elétricos: não é um tiro no escuro, é uma jogada de mestre

Quando o assunto é empresa de tecnologia e conectividade, sem dúvidas a Apple é uma das gigantes do setor. Conhecida por desenvolver produtos de qualidade e de inovação, a marca já é mais do que consolidada em seu meio.

No entanto, o olhar da empresa da maçã visa um futuro conectado, onde os dados dos usuários podem ser compartilhados através de diversas interfaces simultâneas –  com a intenção de oferecer um estilo de vida mais prático, seguro e, claro, tecnológico.

Para isso, a Apple investe em mercados antes inexplorados por ela, como o automotivo. Porém, para isso há um amplo estudo e pensamento estratégico por trás.

Além de diversificar e aumentar a capacidade de reter os consumidores que estão em busca de novos produtos – nesse caso elétricos e cada vez mais autônomos – a intenção é criar uma cadeia onde todos os produtos podem receber o selo da empresa.

Ou seja, desenvolver um carro elétrico apenas tem a missão de ampliar o leque de equipamentos já ofertados e que juntos formam uma cadeia de compartilhamento de dados e serviços, como os iPhones, MacBooks, Apple Watch.

Na contramão dos concorrentes

Diferente das outras marcas do setor que cada vez mais investem em tecnologias voltadas ao metarverso, a Apple visa explorar um mercado que já possui outros grandes nomes no segmento, como a Tesla de Elon Musk, e claro, as montadoras tradicionais – que também estão da corrida por desenvolver novos produtos que condizem com a realidade do futuro.

Porém, diferente delas que pretendem entregar apenas mais um carro, mesmo que dotado das mais diversas tecnologias embarcadas para auxílio de condução, conforto e conectividade, a marca da maçã aposta no diferencial de conseguir proporcionar aos consumidores todo um universo conectado à parte.

Como fez anteriormente inovando a cada novo produto e serviço. A introdução no mercado de streaming, por exemplo.

Empresa quer criar um universo conectado entre todos os seus produtos (Foto: Pixabay)

O carro da Apple é um projeto de 2014

A empresa já possui planos acelerados rumo ao mercado automotivo. Desde 2014 a empresa já possui um projeto em desenvolvimento. Atualmente o carro 100% autônomo e elétrico deve ser lançado em 2025.

Ou seja, o carro será considerado Nível 5 dos padrões SAE, a Sociedade de Engenheiros Automotivos, onde não há necessidade de intervenção humana para a condução.

Claro que por se tratar de um carro da gigante tecnológica, espera-se um nível elevado de conectividade, como por exemplo, o fato de abrir e ligar o veículo com o iPhone.

Projeto Titan da Apple pode ganhar vida em 2025 (Foto: Reprodução)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile