Afinal, os carros 16V são ruins? Veja alguns motivos para a “má reputação”

Entenda de onde vem a fama de que os carros 16V são ruins. Os propulsores chegaram por aqui no fim dos anos 90, veja os detalhes.

De forma simples e direta, os carros com 16V não são ruins, afinal, não há nenhum problema crônico encontrado nesse tipo de propulsor que dê ao modelo essa fama negativa. O que acontece, é que o propulsor está associado a uma manutenção mais complicadas e mais cara, entenda o motivo.

Entenda porque dizem que os carros 16V são ruins

Entenda porque dizem que os carros 16V são ruins (Foto: Pixabay)

O Entenda de onde vem a fama ruim dos carros de 16V

É fato que alguns carros de 16 válvulas ao longo da história apresentaram alguns defeitos, porém, a questão não está relacionada às válvulas do propulsor. Para entender melhor de onde vem essa reputação ruim, é preciso conhecer a história desse tipo de motor no mercado nacional.

Por aqui, os motores de 16V chegaram por volta dos anos 90, quando os veículos importados começaram a ser comercializados no país. Ou seja, até então, o consumidor brasileiro estava acostumado com os motores de 8 válvulas.

Com a liberação de veículos importados, a tecnologia começou a ganhar fama no Brasil, inclusive, com as marcas que já atuavam por aqui. Afinal, não podiam ficar para trás.

No entanto, como se tratava de uma tecnologia nova no Brasil, a manutenção dos mesmos ainda era uma incógnita para muito mecânico que ainda não estava familiarizado. E esse, foi um dos pontos primordiais para fazer com que o tipo de propulsor fosse visto com maus olhos.

Na época, ainda era comum que até mesmo os carros novos não fossem reparados dentro da rede da marca. Muitos ainda preferiam optar por cuidados derivados de mecânicos conhecidos e confiáveis. Porém, muitos não estavam familiarizados com o novo propulsor,  e por vezes faziam o trabalho de forma equivocada.

Sobre esse tema, um dos aspectos mais comuns relacionados aos carros 16V estava a quebra de correia, que por vezes, não era trocada da forma correta, o que consequentemente,  ocasionava em outros problemas.

Dessa forma, com constantes manutenções sendo feitas de forma equivocada, os veículos constantemente estavam realizando novas visitas à oficina.

Ou seja, de forma geral, o que aconteceu com os motores 16V, é o mesmo já relatado aqui no Garagem360, com os carros de marca francesa. Na época, por ser novidade e os profissionais não terem conhecimento da nova tecnologia, era comum que eles tivessem mais dificuldades de entender e localizar o erro.

Entenda porque dizem que os carros 16V são ruins

Carros 16V chegaram por aqui nos anos 90 (Foto: Divulgação)

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Dificuldade em revender só reforçou o problema

Dessa forma, com todos os problemas relatados, quem tinha um carro com motor 16V, não conseguia repassar o veículo facilmente, já que a fama de manutenção ruim já tinha sido espalhada.

Conclusão: falta de conhecimento da tecnologia na época, gerou a fama negativa ao motor

Dessa forma, entende-se que não há realmente problemas crônicos relacionados aos veículos com motor de 16V, o que aconteceu com os modelos, foi a falta de conhecimento por parte dos profissionais, que gerou uma série de outros problemas nos carros.

Hoje, tanto a montadoras, quanto as oficinas autônomas aprenderam a trabalhar de forma mais coerente com os motores 16V, e dessa forma, cada propulsor conta com suas particularidades, não sendo necessariamente uma verdade absoluta que os motores 16V são ruins.

Entenda porque dizem que os carros 16V são ruins

Os carros 16V não são ruins, afinal não apresentam problemas crônicos (Foto: Center Car)

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA