Afinal, o que muda entre a Honda XRE 300 e a Honda Sahara 300?

A Honda anunciou a chegada da nova Sahara 300, que terá a missão de substituir a XRE 300. Veja quais atributos mudaram.

Recentemente a Honda anunciou a chegada da nova Sahara 300, que entre outras tarefas, se apresentou com a missão de substituir a XRE 300. Veja quais atributos mudaram. 

Sahara 300 (Foto: Divulgação) 

Honda Sahara 300 substitui XRE 

Substituir algo ou alguém famoso e popular nunca é das tarefas mais fáceis e é exatamente sobre essa ótica que a Honda Sahara 300 chegou ao mercado nacional. 

Com a missão de substituir a XRE 300, uma das motos mais populares no Brasil, aposentada em 2023, a nova Sahara 300 foi lançada sob a perspectiva de ditar a nova tendência da marca na linha trail de média cilindrada no país. 

A novidade chega para redefinir o legado deixado não só pela XRE 300, como também, do modelo de mesmo nome, que fez sucesso na década de 1990. 

Sahara 300 (Foto: Divulgação) 

Principais mudanças

As principais mudanças entre a nova Honda Sahara 300 e a XRE 300 se dão em alguns atributos, como: chassi, motor, eletrônica, câmbio e balança. 

XRE 300 (Foto: Divulgação) 

Motorização

Em termos de motorização, a Sahara 300 é mais forte e naturalmente mais moderno que a XRE 300. 

O propulsor da Sahara 300 traz um conjunto atualizado com ganhos em relação ao motor da CB Twister 300F, com quem compartilha a base de motorização. 

Na comparação entre XRE e Sahara, a última até perde na teoria: são 25,2 cv e 2,74 kgf.m de torque da Sahara, contra 25,6 cv e 2,8 kgfm da XRE. 

Porém, na prática, o comando simples no cabeçote (SOHC) impulsiona o desempenho da Sahara 300, já que este tipo de estrutura privilegia o torque em baixos giros. 

A Sahara 300 oferece força maior, já partir de 2.500 rpm, o que remete à um ‘’motor mais esperto’’. 

Novo conjunto de câmbio

Outra novidade que joga a favor da Sahara 300 é o novo conjunto de câmbio de seis marchas, uma a mais do que na XRE.

Na nova versão, acrescenta-se a embreagem assistida e deslizante, tecnologia de motos de alta cilindrada que impede o travamento da roda traseira em reduções bruscas. 

Segundo Cristiano Rodrigues, consultor de vendas da Honda Blokton, a transmissão de seis velocidades era ‘’algo que os clientes pediam há tempos’’.

Sahara 300 (Foto: Divulgação) 

Visual tem mudanças pontuais

O que menos mudou da XRE 300 para a Sahara 300, de fato, foram as linhas de design. 

No entanto, a Sahara 300 conta com novas carenagens, que assemelha o modelo à uma Africa Twin. 

A Sahara 300 manteve as três versões já usadas pela XRE: Standard, Rally e Adventure.

Esta última, aliás, é a configuração topo de linha e ganhou itens de série exclusivos, como: para-brisa mais alto e protetores de motor e carenagem.

Confira também: Honda Sahara 300 Rally 2024: ficha técnica, preço e itens de série

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile