Afinal, nova carteira de identidade substitui a CNH?

CNH Social
(Foto: Detran)
publicidade

A nova carteira de identidade (o famoso RG) estreou no início deste mês trazendo novidades. O novo documento tem o CPF como único número identificador e segue os padrões internacionais, contendo o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes. Com isso, pode até ser usado no exterior. 

Mas o novo RG não substitui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), embora traga a numeração desta. De acordo com o governo, “são documentos distintos, com leis distintas”. 

publicidade
cropped-clinica-car-cnh.jpg
CNH

Nova carteira de identidade substitui a CNH ou temos os dois documentos?

Assim, o motorista ainda precisa dirigir sempre portando sua CNH física ou digital – que pode ser baixada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS.

VEJA TAMBÉM

Isso ocorre porque a carteira de habilitação possui outras informações, além de sua numeração, que precisam ser verificadas nas fiscalizações do órgão de trânsito – como a categoria e o prazo de validade. A CNH traz informações sobre restrições, cursos e exercício de atividade remunerada (EAR) com o veículo.

publicidade
CNH

A nova carteira  de identidade foi instituída por decreto da Presidência da República no dia 23 de fevereiro. Tal decreto determina que a emissão do documento seja gratuita em todo o País, com validade de cinco anos para quem tem até 11 anos de idade, de 10 anos para quem tem de 12 a 59 anos e validade indeterminada a partir dos 60 anos.

publicidade
Veja passo a passo para renovar a CNH em 2022!
CNH em 2022! (Foto: 99)

A CNH 2022

Além do RG, a Carteira Nacional de Habilitação também terá novo visual este ano, a partir do dia 1º de junho.  O documento terá um novo layout nos campos de informações, novos dispositivos de segurança para evitar fraudes e novas cores.

Depois de alguns anos discutindo a viabilidade de um modelo no formato de cartão com chip, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desistiu da inovação. A nova carteira de motorista terá novo visual, mas continuará sendo confeccionada em papel.  O documento seguirá padrões internacionais, o que também permitirá o seu uso em outros países.

publicidade

A nova CNH trará os dados biográficos e a foto do condutor, e sua versão digital que poderá ser acessada por meio do QR Code impresso no verso do documento, assim como já ocorre hoje.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Embora o novo documento estreie em junho, não será necessário substituir a CNH atual imediatamente. O novo modelo estará disponível apenas quando a sua carteira vencer e você tiver que renová-la.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar