Afinal, nova carteira de identidade substitui a CNH?

A nova carteira de identidade estreou no início deste mês trazendo novidades. Mas, ele não substitui a nova CNH. Entenda

A nova carteira de identidade (o famoso RG) estreou no início deste mês trazendo novidades. O novo documento tem o CPF como único número identificador e segue os padrões internacionais, contendo o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes. Com isso, pode até ser usado no exterior. 

Mas o novo RG não substitui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), embora traga a numeração desta. De acordo com o governo, “são documentos distintos, com leis distintas”. 

cropped-clinica-car-cnh.jpg

CNH

Nova carteira de identidade substitui a CNH ou temos os dois documentos?

Assim, o motorista ainda precisa dirigir sempre portando sua CNH física ou digital – que pode ser baixada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS.

Isso ocorre porque a carteira de habilitação possui outras informações, além de sua numeração, que precisam ser verificadas nas fiscalizações do órgão de trânsito – como a categoria e o prazo de validade. A CNH traz informações sobre restrições, cursos e exercício de atividade remunerada (EAR) com o veículo.

CNH

A nova carteira  de identidade foi instituída por decreto da Presidência da República no dia 23 de fevereiro. Tal decreto determina que a emissão do documento seja gratuita em todo o País, com validade de cinco anos para quem tem até 11 anos de idade, de 10 anos para quem tem de 12 a 59 anos e validade indeterminada a partir dos 60 anos.

Veja passo a passo para renovar a CNH em 2022!

CNH em 2022! (Foto: 99)

A CNH 2022

Além do RG, a Carteira Nacional de Habilitação também terá novo visual este ano, a partir do dia 1º de junho.  O documento terá um novo layout nos campos de informações, novos dispositivos de segurança para evitar fraudes e novas cores.

Depois de alguns anos discutindo a viabilidade de um modelo no formato de cartão com chip, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desistiu da inovação. A nova carteira de motorista terá novo visual, mas continuará sendo confeccionada em papel.  O documento seguirá padrões internacionais, o que também permitirá o seu uso em outros países.

A nova CNH trará os dados biográficos e a foto do condutor, e sua versão digital que poderá ser acessada por meio do QR Code impresso no verso do documento, assim como já ocorre hoje.

Embora o novo documento estreie em junho, não será necessário substituir a CNH atual imediatamente. O novo modelo estará disponível apenas quando a sua carteira vencer e você tiver que renová-la.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA