Afinal, é possível ter um carro elétrico sem recarga em casa? Fomos pesquisar!
Veja se é possível ter um carro elétrico sem possuir uma estação de carregamento em casa. A resposta depende da estrutura da região.
Os carros elétricos estão crescendo e cada vez mais aumentando o número de adeptos ao propulsor elétrico. Mas será possível ter um carro elétrico sem ter o sistema de recarga em casa? Confira!
Carro elétrico: é possível manter o veículo sem recarga em casa?
O mercado de carros elétricos está em constante ascenção. Em 2021, o segmento apresentou o melhor resultado da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, com o recorde de 34.990 unidades vendidas.
Os números representam um aumento de 77% sobre os 19.745 emplacamentos de 2020 e de 195% sobre os 11.858 de 2019.
Já no início de 2022, os dados também foram positivos. Foram 2.558 emplacamentos nos primeiros 30 dias do ano, o que representou o melhor mês de janeiro para o segmento e um crescimento de 93% sobre os 1.321 emplacamentos de janeiro de 2021 e de 63% sobre janeiro de 2020 (1.568).
Segundo a ABVE, a frota de autos e comerciais leves eletrificados em circulação no país, desde 2012, já é de 79.817 unidades, devendo passar de 100 mil no início do segundo semestre.
Os números acima apenas reforçam o crescimento do segmento. Mas será possível adquirir um modelo sem ter o sistema de carregamento em casa?
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Estrutura da cidade irá definir se é possível ou não ter um modelo sem estação de carregamento em casa
De forma geral, a resposta é um grande depende. Afinal, vai depender da estrutura da região em que você mora, bem como quais são as suas necessidades em relação ao uso do veículo.
Tendo como base os principais modelos atuais, a autonomia dos carros elétricos gira em torno de 290 a 400 km. Ou seja, para uma pessoa com rotina de ir de casa ao trabalho durante a semana, em um percurso de 20 km para ir e 20 km para voltar, seriam necessários 200 km de autonomia de segunda à sexta-feira.
Se levarmos em consideração uma cidade como São Paulo, é possível ter uma boa experiência com carros elétricos sem a necessidade de uma estação de carregamento em casa. Afinal, há locais onde é possível carregar o veículo de forma gratuita em horas, ou até mesmo minutos.
Para auxilio desses postos de carregamento, existem alguns aplicativos que te ajudam a localizar a estação de carregamento mais próxima à você. Para encontrar carregadores da Volvo, em São Paulo, por exemplo, basta pesquisar no próprio aplicativo do Waze “Eletroposto Volo”.
Além dele, o aplicativo PlugShare também pode ser usado para encontrar a estação de recarga mais próxima. O app mostra informações de pontos de recargas para carros elétricos nos cinco continentes. Inclusive no Brasil. Dentre as informações, é possível encontrar o endereço, o horário de funcionamento e os feedbacks de outros usuários. É possível também filtrar a sua pesquisa.
A Elev também desenvolveu uma plataforma capaz de encontrar pontos de recarga para carros elétricos. Com o aplicativo é possível saber sobre mais de 600 eletropostos para fazer a recarga de bateria.
Ou seja, sim, é possível ter um carro elétrico sem estação de carregamento em casa. No entanto, como mencionado, para que a sua experiência com carros elétricos não seja decepcionante, é necessário residir em um local com fácil acesso aos equipamentos, para que você não fique na mão quando necessário.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.