Afeela: Honda e Sony se unem e anunciam nova marca de carros elétricos
A Honda e a Sony acabam de anunciar o lançamento de uma nova marca de carros elétricos, a Afeela; conheça o primeiro modelo da empresa
A CES 2023 foi palco do lançamento de uma nova marca de carros elétricos, a Afeela. Desenvolvida a partir de uma parceria entre Honda e a Sony, a marca apresentou seu primeiro protótipo no evento de tecnologia. O elétrico deve ganhar versão de produção entre o fim de 2025 e o início de 2026.
Conheça a Afeela, nova marca de carros elétricos da Honda e Sony
A Honda, em parceria com a Sony, acaba de anunciar a Afeela, nova marca de carros elétricos com foco na tecnologia embarcada. A divulgação da empresa aconteceu na CES 2023, maior evento de tecnologia do mundo, que acontece entre os dias 5 e 8 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O evento também foi o palco escolhido para revelar o primeiro protótipo da empresa. O veículo será usado como base para o primeiro modelo de produção da marca, que começará a receber pedidos no primeiro semestre de 2025. O início das vendas vai ocorrer até o final do mesmo ano, com entrega das primeiras unidades em 2026 na América do Norte.
Por fora, a carroceria do carro conceito da Afeela traz visual minimalista, com destaque para os faróis e lanternas compostos por um filamento em LED. Os retrovisores externos tradicionais são substituídos por câmeras, que projetam a imagem em uma tela no interior do veículo.
Na cabine, o estilo tem como base o cockpit de uma aeronave, porém, com tons e acabamento escolhidos estrategicamente para gerar maior sensação de conforto aos ocupantes.
O volante também possui design de manche de avião. Já o quadro de instrumentos e a central multimídia compartilham a mesma área da tela, que percorre todo o painel. Em cada extremidade, imagens captadas pelas lentes externas são reproduzidas.
Carro com nível 3 de autonomia
Além de elétrico, o carro também é apresentado com a inclusão de tecnologias de nível 3 para a condução autônoma. No entanto, a marca explica que tais condições deverão ser limitadas e que a assistência ao motorista deverá ser de nível 2+.
Para isso, o carro é equipado com um total de 45 câmeras e sensores espalhados por dentro e fora do veículo para que possam detectar diversas ações simultâneas, como demais automóveis, interpretação de placas, pessoas e objetos na via, bem como a ação, percepção e cansaço do motorista, como por exemplo, sinais de alerta quando a fadiga for detectada, por exemplo.
Ainda no quesito conectividade, a Afeela garante que o veículo de produção também será integrado com diversos itens de conforto e interatividade, além de ser possível realizar atualizações de software via rede 5G.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.