Aeroporto de Congonhas anuncia “bolsão” para carros aplicativo

O bolsão para carros de aplicativo começou a funcionar nesta quinta-feira (11), no Aeroporto de Congonhas (SP). Logo abaixo, o Garagem360 traz mais detalhes sobre o processo de implementação. Acompanhe! 

O que é o bolsão para carros de aplicativo?

É um espaço demarcado para que os motoristas parceiros de aplicativo, como Uber e 99, aguardem os passageiros. 

“O motorista, para entrar no bolsão vai ter que mostrar que entrou numa fila virtual do aplicativo, no Uber, por exemplo. Ele vai ficar aqui aguardando a corrida e, na saída, ele deve demonstrar que está com uma corrida ativa para pegar um passageiro de Congonhas”, explica Michel Cabral, gerente de gabinete do Aeroporto de Congonhas.

Qual é o objetivo do bolsão para carros de aplicativo?

A ideia é diminuir o trânsito no Aeroporto de Congonhas (SP). O espaço funcionará das 4h30 às 23h30 diariamente. 

Leia também:

Onde está localizado?

O bolsão fica disponível na entrada principal do aeroporto. Com uma área de 4.000 m², ele tem uma capacidade para 145 vagas.

Como o motorista acessará o bolsão? 

A dinâmica de entrada e saída dos motoristas ainda está em fase de teste. Com isso, ainda não foi definido um período máximo para ficar parado no espaço.

Contudo, a tendência é que, após 15 dias, o motorista de aplicativo terá que pagar uma taxa por duas razões. Primeiro quando ficar parado no local por um tempo excessivo. Segundo, por não comprovar que estava aguardando um passageiro. 

O valor ainda não foi definido. Mas, o gerente de gabinete do Aeroporto de Congonhas revela que ele deverá ser proporcional ao custo de um estacionamento convencional do aeroporto. Nele, há um tempo de tolerância sem custos. 

O que altera na prática? 

Anteriormente, o motorista de aplicativo circulava pelas vias externas e externas do aeroporto enquanto esperava por uma nova corrida. Agora, eles aguardam no mesmo lugar, o que reduzirá a confusão no entorno do aeroporto. 

Quais serão os próximos passos? 

De acordo com a Aena Brasil, concessionária responsável pelo complexo aeroportuário, o embarque de passageiros em veículos de aplicativos terá uma expansão de 33%. Logo, o aeroporto terá 52 vagas. 

Essa alteração foi possível porque, conforme a Aena, houve uma redistribuição das vagas já existentes no piso inferior do aeroporto. 

Atualmente, nesse espaço, há sete vagas de ônibus, que serão reduzidas para duas. Assim, será possível criar mais espaços para os veículos de aplicativos. 

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco e fique por dentro de tudo que interfere em sua rotina no trânsito. 

Leia também: Veja como é fácil dividir o valor da viagem de Uber com outra pessoa

Fechar
Sair da versão mobile