Adolescentes de 14 anos agora podem andar sozinhos em carros autônomos

Adolescentes de 14 anos podem agora usar táxis autônomos da Waymo sozinhos em Phoenix. Entenda o programa, a segurança e o impacto nos pais com a ascensão dos robotáxis.

Uma mudança significativa no cenário da mobilidade autônoma está ocorrendo em Phoenix, Arizona, onde a Waymo, empresa de tecnologia autônoma do Google, lançou um novo programa piloto que permite que adolescentes de 14 a 17 anos utilizem seus robotáxis sem a presença de um adulto.

A iniciativa, implementada oficialmente em julho deste ano, visa oferecer mais independência aos jovens e facilidade aos pais, mas também levanta questões sobre segurança e supervisão.

Waymo lança serviço Teen Program - Foto: Divulgação
Waymo lança serviço Teen Program – Foto: Divulgação

Adolescentes de 14 anos agora podem andar sozinhos em carros autônomos

O programa de contas para adolescentes da Waymo oferece um modelo inovador de mobilidade. Os pais podem criar e supervisionar as contas de seus filhos, que agora podem solicitar corridas totalmente autônomas dentro da vasta zona operacional de 315 milhas quadradas da Waymo em Phoenix.

O serviço inclui rastreamento parental em tempo real, recibos detalhados de cada viagem e acesso a uma equipe de Suporte ao Passageiro especialmente treinada para lidar com quaisquer necessidades ou preocupações.

A iniciativa tem se mostrado transformadora para algumas famílias, especialmente aquelas com múltiplos filhos, agendas de trabalho apertadas e longos deslocamentos em áreas suburbanas. A comodidade de ter um serviço de transporte seguro e confiável para os adolescentes pode aliviar a pressão sobre os pais e a logística familiar.

Adolescentes de 14 anos agora podem andar sozinhos em carros autônomos - Foto: Divulgação
Adolescentes de 14 anos agora podem andar sozinhos em carros autônomos – Foto: Divulgação

O lançamento do programa para adolescentes da Waymo ocorre em um momento estratégico, com a Tesla intensificando suas próprias ambições no mercado de robotáxis.

Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou recentemente que o programa de compartilhamento de viagens autônomo da empresa, lançado em Austin no mês passado, deve se expandir para a área da Baía de São Francisco nas próximas semanas, aguardando aprovação regulatória. Embora a frota inicial de robotáxis Model Y da Tesla ainda utilize um monitor humano no banco da frente, a meta é removê-los gradualmente.

Essa corrida por dominar o mercado de veículos autônomos sugere que a Waymo busca manter sua imagem de operadora mais madura e focada em segurança, enquanto a Tesla aposta em desempenho e escala. A expansão da Waymo para atender jovens se alinha a um roteiro mais amplo da empresa, que já opera em São Francisco, Los Angeles e Austin, com planos futuros para Atlanta, Miami e Washington D.C.

 

Segurança em foco 

A decisão de permitir que adolescentes viajem sozinhos não foi tomada de forma leviana pela Waymo. A empresa reitera que seus veículos são mais seguros do que aqueles dirigidos por humanos, baseando-se em anos de testes rigorosos e dados de operação no mundo real. Contudo, a tecnologia autônoma não está isenta de controvérsias.

A Waymo enfrentou reações negativas em Santa Monica, Califórnia, devido a protestos de moradores sobre o barulho e a presença de centros de carregamento de veículos autônomos.

Apesar das ressalvas, o apelo do serviço é claro: com cada vez menos adolescentes tirando carteira de motorista e pais mais abertos a soluções de mobilidade baseada em tecnologia, a Waymo está preenchendo uma lacuna significativa. O programa promete independência para os jovens sem que os pais precisem sacrificar a supervisão, oferecendo um vislumbre do futuro da mobilidade urbana.

Seu filho de 14 anos sozinho em um carro autônomo? Deixe sua opinião sobre essa novidade da Waymo nos comentários!

Leia também: Nissan paralisa produção nos EUA devido a Tarifas de Trump

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA