Adeus, Lítio? CATL inicia testes da bateria de sódio “Naxtra” em carros de passeio

CATL inicia testes das baterias de íon-sódio Naxtra em carros de passeio como o Changan Oshan. Conheça a tecnologia que promete mais segurança e eficiência no frio extremo.

A gigante chinesa CATL deu o próximo passo para revolucionar a mobilidade elétrica global. Após estrear no setor de carga, a empresa confirmou a entrada oficial de suas baterias de íon-sódio, sob a marca Naxtra, no mercado de veículos de passageiros. O primeiro modelo a rodar com a tecnologia será o Changan Oshan 520, conhecido pelo seu sistema de troca rápida de bateria.

CATL inicia testes da bateria de sódio “Naxtra” em carros de passeio

Embora o mercado atual seja dominado pelas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), a CATL projeta que o sódio roubará uma fatia considerável desse setor nos próximos três anos. As vantagens não são apenas de custo — já que o sódio é muito mais abundante e barato que o lítio —, mas também técnicas.

CATL inicia testes da bateria de sódio “Naxtra” em carros de passeio – Foto: Divulgação
  • Resistência ao Frio Extremo: Enquanto baterias de lítio sofrem em baixas temperaturas, as de sódio mantêm 92% de sua capacidade a -20°C. Isso elimina a necessidade de gastar energia apenas para aquecer o sistema.

  • Carregamento Ultra-rápido: O sistema apresenta um aquecimento mínimo durante recargas de alta potência, dispensando sistemas complexos de refrigeração.

  • Segurança Imbatível: Segundo a CATL, a segunda geração da Naxtra é “imune” a acidentes graves. Mesmo se a bateria for perfurada ou serrada, ela não explode nem pega fogo.

Foto: Divulgação

Calendário de Implementação

A partir deste 30 de janeiro, a marca inicia testes públicos de inverno com o Changan Oshan, mas gigantes como GAC e JAC já estão na fila para integrar a solução em seus próximos lançamentos.

A meta da CATL é ambiciosa: até o final de 2026, a tecnologia de sódio deve estar aplicada em larga escala em quatro frentes: carros de passeio, caminhões comerciais, sistemas de troca de bateria e armazenamento de energia em larga escala.

“O objetivo é que a densidade de energia do sódio alcance o nível das baterias LFP em três anos”, afirma Gao Huan, Diretor de Tecnologia da CATL.

Leia aqui: Empresa chinesa CATL implementa primeiro robô humanoide a operar em larga escala na produção de baterias

Você compraria um carro elétrico com bateria de sódio sabendo que ele é mais seguro contra incêndios e não perde autonomia no frio, mesmo que ele ainda tenha um pouco menos de alcance total? 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.