Adeus, Hyundai Creta e HB20 com motor de 6.200 rpm: motor 2025 ficou mais fraco

Adeus, Hyundai Creta e HB20 com motor de 6.200 rpm: motor 2025 ficou mais fraco. Veja de quanto foi a perda de potência dos modelos.

A nova norma de emissões Proconve L8, em vigor desde o início do ano, fez com que as montadoras adaptassem seus motores. Com a Hyundai não foi diferente. A marca sul-coreana precisou fazer modificações no propulsor de  Hyundai Creta, HB20 e HB20S.

Tudo para oferecer carros mais eficientes e menos poluentes, no entanto o motor desses carros ficaram mais fracos. Veja o que mudou.

Motor de Hyundai Creta, HB20 e HB20S fica mais fraco

Para cumprir as exigência do Proconve L8, a Hyundai precisou fazer algumas modificações em seus modelos, o que impactou diretamente no desempenho de alguns modelos. 

Motor 1.0 aspirado

O motor Kappa 1.0 aspirado, presente nas versões de entrada do HB20 hatch e HB20S, seguem com os mesmo 10,2 kgfm de torque, mas apenas com etanol.Com gasolina, o motor ganhou torque, passando de 9,4 kgfm para 9,6 kgfm. 

Em termos de potência, o motor 1.0 aspirado que equipa o hatch e sedan permanece a mesma: 80 cv no etanol e 75 cv a gasolina. O que muda é a rotação. Para alcançar a potência máxima é preciso chegar a 6.200 rpm – antes era 6.000 rpm.

Motor de Hyundai Creta e HB20 fica mais fraco - Foto: Divulgação
Motor de Hyundai Creta e HB20 fica mais fraco – Foto: Divulgação

Motor 1.0 Turbo

O motor 1.0 Kappa TDGI, presentes nas versões topo de linha de HB20 e HB20S e nas versões de entrada do Creta, recebeu melhorias como um novo coletor de escape, uma bomba de óleo com motor eletrônico e uma nova válvula termostática.

No entanto, a potência com gasolina caiu de 120 cv para 115 cv, enquanto com etanol se mantém em 120 cv. 

Motor 1.6 Turbo

O único motor da linha Creta que não sofreu perdas foi o 1.6 Turbo que equipa as versões topo da nova linha lançada em 2024. O motor permanece entregando seus 193 cv e atendendo as exigências do Proconve L8. 

Creta com motor 1.6 Turbo - Foto: Divulgação
Creta com motor 1.6 Turbo – Foto: Divulgação

Consumo

 

Motor

Consumo urbano 2024

Consumo Urbano 2025

Consumo Estrada 2024

Consumo estrada  2025

1.0 flex (HB20/HB20S)

13,4 km/l (g) 9,6 km/l (e)

13,4 km/l (g) 9,7 km/l (e)

15,3 km/l (g) 10,8 km/l (e)

15,4 km/l (g) 10,9 km/l (e)

1.0 T flex (HB20/HB20S)

13,5 km/l (g)  9,6 km/l (e)

13,0 km/l (g)  9,2 km/l (e)

14,6 km/l (g) 10,4 km/l (e)

15,2 km/l (g) 10,7 km/l (e)

1.0 T flex (Creta)

11,9 km/l (g)  8,3 km/l (e)

12,0 km/l (g)  8,4 km/l (e)

12,6 km/l (g)  9,1 km/l (e)

12,7 km/l (g)  9,0 km/l (e)

1.6 T (Creta)

8,9 km/l (g)

8,9 km/l (g)

13,9 km/l (g)

13,9 km/l (g)

 

Preço 

Veja os preços da linha 2025 de HB20, HB20S e Creta:

HB20

  • HB20 Sense Plus MT5 – R$ 93.310;

  • HB20 Comfort Plus MT5 – R$ 96.510;

  • HB20 Limited Plus MT5 – R$ 101.210;

  • HB20 Comfort Plus AT6 – R$ 117.510;

  • HB20 Platinum Safety AT6 – R$ 128.010.

HB20S

  • HB20S Comfort Plus MT5 – R$ 103.010;

  • HB20S Limited Plus MT5 – R$ 107.010;

  • HB20S Comfort Plus Tech AT6 – R$ 123.010;

  • HB20S Platinum Safety AT6 – R$ 133.610.

Creta

Vale ressaltar que carros produzidos durante o Proconve L7 (normativa anterior), ainda podem ser vendidos até 31 de março deste ano. 

Hyundai Creta - interior - Foto: Divulgação
Hyundai Creta – interior – Foto: Divulgação

O que é o Proconve L8?

O Proconve L8 é a oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Essa é a mais recente fase do programa e estabelece níveis de emissão de poluentes menores que as fases anteriores. 

O principal objetivo da norma é estabelecer limites baixos de emissão de gases poluentes, em especial o Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Nitrogênio (NOx) e partículas finas. 

Além disso, busca aumentar a eficiência energética dos veículos, incentivando o desenvolvimento de tecnologias para tornar os carros mais eficientes, reduzindo também o consumo de combustível. 

O que achou da medida da Hyundai? Responda nos comentários!

Leia também:  Fiat Toro e Fastback perdem potência

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA