Adeus, Hyundai Creta e HB20 com motor de 6.200 rpm: motor 2025 ficou mais fraco
Adeus, Hyundai Creta e HB20 com motor de 6.200 rpm: motor 2025 ficou mais fraco. Veja de quanto foi a perda de potência dos modelos.
A nova norma de emissões Proconve L8, em vigor desde o início do ano, fez com que as montadoras adaptassem seus motores. Com a Hyundai não foi diferente. A marca sul-coreana precisou fazer modificações no propulsor de Hyundai Creta, HB20 e HB20S.
Tudo para oferecer carros mais eficientes e menos poluentes, no entanto o motor desses carros ficaram mais fracos. Veja o que mudou.
Motor de Hyundai Creta, HB20 e HB20S fica mais fraco
Para cumprir as exigência do Proconve L8, a Hyundai precisou fazer algumas modificações em seus modelos, o que impactou diretamente no desempenho de alguns modelos.
Motor 1.0 aspirado
O motor Kappa 1.0 aspirado, presente nas versões de entrada do HB20 hatch e HB20S, seguem com os mesmo 10,2 kgfm de torque, mas apenas com etanol.Com gasolina, o motor ganhou torque, passando de 9,4 kgfm para 9,6 kgfm.
Em termos de potência, o motor 1.0 aspirado que equipa o hatch e sedan permanece a mesma: 80 cv no etanol e 75 cv a gasolina. O que muda é a rotação. Para alcançar a potência máxima é preciso chegar a 6.200 rpm – antes era 6.000 rpm.
Motor 1.0 Turbo
O motor 1.0 Kappa TDGI, presentes nas versões topo de linha de HB20 e HB20S e nas versões de entrada do Creta, recebeu melhorias como um novo coletor de escape, uma bomba de óleo com motor eletrônico e uma nova válvula termostática.
No entanto, a potência com gasolina caiu de 120 cv para 115 cv, enquanto com etanol se mantém em 120 cv.
Motor 1.6 Turbo
O único motor da linha Creta que não sofreu perdas foi o 1.6 Turbo que equipa as versões topo da nova linha lançada em 2024. O motor permanece entregando seus 193 cv e atendendo as exigências do Proconve L8.
Consumo
Motor |
Consumo urbano 2024 |
Consumo Urbano 2025 |
Consumo Estrada 2024 |
Consumo estrada 2025 |
1.0 flex (HB20/HB20S) |
13,4 km/l (g) 9,6 km/l (e) |
13,4 km/l (g) 9,7 km/l (e) |
15,3 km/l (g) 10,8 km/l (e) |
15,4 km/l (g) 10,9 km/l (e) |
1.0 T flex (HB20/HB20S) |
13,5 km/l (g) 9,6 km/l (e) |
13,0 km/l (g) 9,2 km/l (e) |
14,6 km/l (g) 10,4 km/l (e) |
15,2 km/l (g) 10,7 km/l (e) |
11,9 km/l (g) 8,3 km/l (e) |
12,0 km/l (g) 8,4 km/l (e) |
12,6 km/l (g) 9,1 km/l (e) |
12,7 km/l (g) 9,0 km/l (e) |
|
1.6 T (Creta) |
8,9 km/l (g) |
8,9 km/l (g) |
13,9 km/l (g) |
13,9 km/l (g) |
Preço
Veja os preços da linha 2025 de HB20, HB20S e Creta:
HB20
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HB20 Sense Plus MT5 – R$ 93.310;
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HB20 Comfort Plus MT5 – R$ 96.510;
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HB20 Limited Plus MT5 – R$ 101.210;
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HB20 Comfort Plus AT6 – R$ 117.510;
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HB20 Platinum Safety AT6 – R$ 128.010.
HB20S
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HB20S Comfort Plus MT5 – R$ 103.010;
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HB20S Limited Plus MT5 – R$ 107.010;
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HB20S Comfort Plus Tech AT6 – R$ 123.010;
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HB20S Platinum Safety AT6 – R$ 133.610.
Creta
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Nova Creta Limited AT6 – R$ 162.490;
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Nova Creta Platinum AT6 – R$ 178.990;
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Nova Creta N Line AT6 – R$ 187.590;
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Nova Creta N Line Dual Tone AT6 – R$ 187.590;
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Nova Creta Ultimate 7DCT – R$ 196.990;
Vale ressaltar que carros produzidos durante o Proconve L7 (normativa anterior), ainda podem ser vendidos até 31 de março deste ano.
O que é o Proconve L8?
O Proconve L8 é a oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Essa é a mais recente fase do programa e estabelece níveis de emissão de poluentes menores que as fases anteriores.
O principal objetivo da norma é estabelecer limites baixos de emissão de gases poluentes, em especial o Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Nitrogênio (NOx) e partículas finas.
Além disso, busca aumentar a eficiência energética dos veículos, incentivando o desenvolvimento de tecnologias para tornar os carros mais eficientes, reduzindo também o consumo de combustível.
O que achou da medida da Hyundai? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.