Adeus fama de beberrona? Fiat Toro Híbrida chega em 2027 com promessa de economia real

Stellantis confirma sistema híbrido de 48V para a Toro. Tecnologia promete reduzir consumo em 15% e equipará 3 versões

A Fiat Toro é um fenômeno de vendas, mas carrega um “calcanhar de Aquiles” histórico: o consumo elevado, especialmente nas versões flex. A Stellantis sabe disso e preparou a solução definitiva para a linha 2027 (com lançamento previsto para 2026). A picape receberá o novo sistema Bio-Hybrid MHEV de 48 volts.

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Como será nova Fiat Toro Híbrida?

Diferente do sistema híbrido leve básico (12V) que equipa o Pulse e o Fastback, a tecnologia escolhida para a Toro é mais robusta e promete uma redução de consumo na casa dos 15%. Não se trata de um carro que você liga na tomada (PHEV), mas sim de um sistema inteligente que alivia o motor a combustão.

Nova Fiat Toro híbrida

Nova Toro híbrida chega ao mercado em 2027. Foto: Divulgação

A princípio, o conjunto de 48V utiliza dois motores elétricos: o primeiro substitui o alternador e o motor de partida. Já o segundo, acoplado à transmissão, entrega 28 cv e 5,6 kgfm extras.

Esse reforço elétrico trabalha em conjunto com o já conhecido motor 1.3 Turbo Flex (176 cv e 27,5 kgfm), garantindo arrancadas mais ágeis e gastando menos combustível no anda e para da cidade.

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Quais versões serão Híbridas?

Segundo apuração do site Autos Segredos, a Fiat não vai “democratizar” a tecnologia para toda a linha de imediato. A nova Toro T270 Hybrid será oferecida em três versões:

  • Freedom
  • Volcano
  • Ultra
Nova Fiat Toro híbrida

Plataforma Bio-Hybrid com vários níveis de eletrificação. Foto: Divulgação (Stellantis)

A versão de entrada, Endurance, continuará sendo vendida apenas com o motor a combustão tradicional para manter o preço inicial competitivo.

“Economia” no câmbio

Apesar da inovação no motor, houve um corte de custos na transmissão. Havia a expectativa de que o sistema 48V fosse casado com um câmbio moderno de dupla embreagem (e-DCT) de sete marchas.

Porém, para não encarecer demais o projeto, a Fiat decidiu manter o câmbio automático de seis marchas tradicional. É robusto e confiável, mas menos eficiente do que a opção de dupla embreagem.

Considerando o consumo atual da Toro, uma melhora de 15% faria você trocar a sua ou considerar a compra? Deixe sua opinião nos comentários!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.