Adeus, diesel: Toyota aposta em híbridos e hidrogênio para o futuro
A Toyota declara o fim da era do diesel e aposta em híbridos e hidrogênio como o futuro da mobilidade. Descubra como a empresa se prepara para um futuro mais sustentável.
A Toyota, maior montadora do mundo, está mandando um recado claro aos motoristas: a era dos motores a diesel está com os dias contados. A empresa, que por gerações forneceu motores a diesel para caminhonetes e SUVs, agora aposta em tecnologias mais limpas, como híbridos e hidrogênio, para o futuro do transporte.
Adeus, diesel: Toyota aposta em híbridos e hidrogênio para o futuro
Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Austrália, afirmou que, embora o amor da Austrália pelos motores a diesel seja inegável, a mudança é inevitável.
“A realidade é que a gasolina fará tudo, e mais um pouco”, disse ele, referindo-se aos motores híbridos. Hanley prevê que, embora o diesel não desapareça na próxima década, o hidrogênio se tornará a fonte de combustível dominante em um futuro próximo.
A Toyota já está investindo pesado na tecnologia de hidrogênio. A antiga fábrica do Camry em Altona, na Austrália, foi transformada em um Centro de Excelência em Hidrogênio. No local, a empresa produz hidrogênio por meio da divisão de água com eletricidade renovável, abastecendo empilhadeiras e os carros Toyota Mirai movidos a célula de combustível.
A empresa acredita que os abundantes recursos renováveis da Austrália dão ao país uma grande vantagem para se tornar líder no fornecimento de hidrogênio. Hanley ressalta que o investimento da Toyota em hidrogênio não é de curto prazo, mas um projeto para a década de 2030 e além.
O papel dos híbridos e o novo LandCruiser
Enquanto o hidrogênio é a aposta para o futuro de longo prazo, os híbridos continuam sendo a principal estratégia da Toyota para o presente. A empresa planeja oferecer uma versão híbrida para quase todos os seus modelos, combinando a eficiência do motor elétrico com a conveniência de um motor a combustão.
A Toyota também está se adaptando às novas regras de emissões, como o Novo Padrão de Eficiência de Veículos (NVES). A montadora anunciou recentemente que o lendário motor turbodiesel de quatro cilindros do LandCruiser Série 70 2024 será descontinuado, sinalizando uma mudança de rumo até mesmo para os modelos mais robustos e tradicionais da marca.
Você concorda que o diesel será substituído por outras fontes de energia? Qual tecnologia você acha que dominará o mercado no futuro: o híbrido ou o hidrogênio? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia aqui: Toyota vai usar carro a hidrogênio no Rali da Finlândia
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.