Adeus, diesel: Toyota aposta em híbridos e hidrogênio para o futuro

A Toyota declara o fim da era do diesel e aposta em híbridos e hidrogênio como o futuro da mobilidade. Descubra como a empresa se prepara para um futuro mais sustentável.

A Toyota, maior montadora do mundo, está mandando um recado claro aos motoristas: a era dos motores a diesel está com os dias contados. A empresa, que por gerações forneceu motores a diesel para caminhonetes e SUVs, agora aposta em tecnologias mais limpas, como híbridos e hidrogênio, para o futuro do transporte.

Adeus, diesel: Toyota aposta em híbridos e hidrogênio para o futuro

Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Austrália, afirmou que, embora o amor da Austrália pelos motores a diesel seja inegável, a mudança é inevitável.

“A realidade é que a gasolina fará tudo, e mais um pouco”, disse ele, referindo-se aos motores híbridos. Hanley prevê que, embora o diesel não desapareça na próxima década, o hidrogênio se tornará a fonte de combustível dominante em um futuro próximo.

A Toyota já está investindo pesado na tecnologia de hidrogênio. A antiga fábrica do Camry em Altona, na Austrália, foi transformada em um Centro de Excelência em Hidrogênio. No local, a empresa produz hidrogênio por meio da divisão de água com eletricidade renovável, abastecendo empilhadeiras e os carros Toyota Mirai movidos a célula de combustível.

Carro a hidrogêncio da Toyota irá competir em Rali – Foto: Divulgação

A empresa acredita que os abundantes recursos renováveis da Austrália dão ao país uma grande vantagem para se tornar líder no fornecimento de hidrogênio. Hanley ressalta que o investimento da Toyota em hidrogênio não é de curto prazo, mas um projeto para a década de 2030 e além.

O papel dos híbridos e o novo LandCruiser

Enquanto o hidrogênio é a aposta para o futuro de longo prazo, os híbridos continuam sendo a principal estratégia da Toyota para o presente. A empresa planeja oferecer uma versão híbrida para quase todos os seus modelos, combinando a eficiência do motor elétrico com a conveniência de um motor a combustão.

A Toyota também está se adaptando às novas regras de emissões, como o Novo Padrão de Eficiência de Veículos (NVES). A montadora anunciou recentemente que o lendário motor turbodiesel de quatro cilindros do LandCruiser Série 70 2024 será descontinuado, sinalizando uma mudança de rumo até mesmo para os modelos mais robustos e tradicionais da marca.

Você concorda que o diesel será substituído por outras fontes de energia? Qual tecnologia você acha que dominará o mercado no futuro: o híbrido ou o hidrogênio? Deixe sua opinião nos comentários! 

Leia aqui: Toyota vai usar carro a hidrogênio no Rali da Finlândia

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA