Adeus, Argo! Modelo da Fiat sai de cena para a estreia do novo Grande Panda
Adeus, Argo! Modelo da Fiat sai de cena para a estreia do novo Grande Panda. Veja o que já sabemos sobre o lançamento previsto para 2026.
O Fiat Argo, um dos modelos mais populares da montadora italiana no Brasil, está prestes a se despedir do mercado. Em seu lugar, a Fiat prepara a chegada do Grande Panda, um carro global com design moderno e ambiciosos planos para o futuro.
Fiat prepara Grande Panda para substituir o Argo
Lançado em 2017, o Argo conquistou o público braileiro por seu design moderno e versatilidade. Na época, o motor Firefly 1.0 rendia 78 cv, mas atualmente rende 75 cv por conta das leis de emissões de poluentes.
Apesar do hatch sempre figurar entre os mais vendidos, a Fiat decidiu encerrar seu ciclo para dar lugar a uma nova geração de carros globais.
O CEO da Fiat, Olivier François, confirmou em entrevista ao Automotive News Europe que o Grande Panda chegará ao Brasil como um substituto do Argo, que ainda não está no fim de seu ciclo de vida”. O executivo só não soube precisar uma data certa, mas adiantou que será em 2026.
De certo, o Grande Panda vai substituir o Argo e suas versões mais baratas, o Mobi, que também vai sair de cena.
François também adiantou que o Grande Panda será um carro mundial, oferecido em diversos países — estratégia que a marca não adota há quase 30 anos desde o lançamento do Palio.
“Este é o primeiro produto global da marca Fiat desde 1996”, explica o chefão.
Qual carro é o Fiat Grande Panda?
Revelado em Junho na Itália, o Grande Panda já está em testes no Brasil. O modelo chegou a ser flagrado no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Com um design moderno, o modelo foi inspirado em seu “ancestral”, o Panda de 1980, com suas linhas quadradas e retas. A dianteira conta com faróis interligados em formato de pixels. Já a lateral traz o nome em alto relevo “Panda”.
Na Itália, as rodas são de aço de 16 polegadas ou de liga leve de 17, o que possivelmente também será adotado no Brasil.
Por lá, o modelo conta com sete cores, como o amarelo bem vibrante das fotos de divulgação, que chamam a atenção e ainda dão um ar mais “descolado” ao hatch.
Por dentro, muito plástico rígido, assim como outros modelos de entrada. De acordo com a Fiat, a maior parte é de material reciclado de 140 embalagens plásticas. Já as versões topo de linha contam com um revestimento feito de uma composição têxtil em que 33% do material vem das fibras de bambu.
Quanto à motorização, a marca deve empregar o atual 1.0 aspirado Firefly nas versões mais baratas e o 1.0 Turbo T200 nas mais caras.
Eai, o que espera do Grande Panda no BRasil? Responda nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.