Adeus aos carros tradicionais: essas são 3 coisas que os carros terão até 2050

Adeus aos carros tradicionais: essas são 3 coisas que os carros terão até 2050. Algumas já até existem, mas vão se modernizar em um nível absurdo. Acompanhe!

Até 20250 teremos carros voadores. Se você viu o carro voador da Toyota que deu seu primeiro voo em 2024 sabe do que eu estou falando. Mas e os carros tradicionais, com quatro rodas, o que terá de novo?

Se você pensa que os carros de hoje já são tecnológicos, imagine daqui a 25 anos? Hoje já engatinhamos com algumas inovações que no futuro serão mais acessíveis, modernas e simples de usar. Vamos a 3 previsões. 

3 inovações que os carros terão até 2050

1. Condução autônoma

Hoje já é comum os carros da Tesla e Waymo com condução autônoma, mas ainda há desafios que serão contornados no futuro. Basicamente, você vira o passageiro e o próprio vai te levar ao destino desejado. Até 2050, os carros autônomos serão capazes de:

  • Analisar todo o ambiente utilizando sensores e câmeras para identificar pedestres, obstáculos e assim tomar decisões mais seguras;
  • Comunicar-se com outros veículos para compartilhar informações do trânsito, condições climáticas e outras informações;
  • Adaptar-se às condições de tráfego e aprender com experiências para colocá-las em prática em diferentes situações do trânsito. 
Carro autônomo Waymo - Foto: Reprodução
Carro autônomo Waymo – Foto: Reprodução

2. Conectividade total

Atualmente já existe uma conexão com smartphones e 4G, mas no futuro essa facilidade será ainda mais presente. Basicamente seu carro será uma extensão do seu smartphone, com várias funções além das que temos no cotidiano. 

No futuro será possível contar com um assistente virtual que responde a comandos de voz, controla funções do veículo, faz reservas em restaurantes, compra a ração do cachorro, permite acompanhar câmeras de vigilância da sua casa, etc. Tudo será disponibilizado na tela da central multimídia. 

Além disso, será possível fazer atualizações de sistemas automaticamente e fazer a integração total como celular ou outro dispositivo para, por exemplo, desbloquear portas, dar partida no motor e acessar todas as informações do veículo, inclusive identificar possíveis problemas. 

3. Carros mais sustentáveis

Começa pelos materiais utilizados na fabricação, com uso de insumos recicláveis e menos agressivos ao meio ambiente. Soma-se aí baterias mais eficientes, não poluentes, assim como outras fontes de energia limpa, como o hidrogênio. 

Já que estamos falando de elétricos, painéis solares instalados na lataria poderão recarregar a bateria facilmente. Apesar do tempo de carregamento maior, a alternativa vai aumentar a autonomia e economia. 

Essa última pode ser uma realidade próxima. A Ford já está em estágios avançados do sistema C-Max Energi Solar. Painéis fotovoltaicos são instalados no teto para captar a energia solar e armazená-la na bateria do veículo.

C-Max Energi da Ford - Foto: Divulgação
C-Max Energi da Ford – Foto: Divulgação

Leia também:

Carro voador da Toyota faz seu primeiro voo no Japão

Viagem de carro autônomo já tem 300 mil interessados

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA