Acre abre inscrição para 2 mil vagas no Programa CNH Social 2022

Acre abre inscrição para 2 mil vagas no Programa CNH Social 2022. Veja prazos e regras para ter habilitação gratuita no Estado

Nesta terça-feira (15/02), o Governo do Estado do Acre publicou o edital das inscrições para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores, a CNH Social. Veja a seguir prazos e regras para participar.

(Foto: Detran-SP)

CNH Social 2022 terá 2 mil vagas; inscrições começam nesta terça (15)

O programa tem como finalidade possibilitar o acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para acreanos de baixa renda. Serão 2 mil vagas em três modalidades:

  • Estudantil
  • Urbana
  • Rural

(Foto: Pixabay)

CNH Social: Veja as inscrições no programa em todo o Brasil 

Como se inscrever para participar

Período de inscrição

As inscrições serão realizadas por meio do site do Detran – AC, a partir de hoje (terça-feira, 15/02) até o dia 06/03 março.

Regras

Vale ressaltar que para participar é preciso:

Estar cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) há, pelo menos, quatro meses

Ter idade igual ou superior a 18 anos

Saber ler e escrever

(Foto: imagem ilustrativa)

Além disso, no momento de se inscrever, o candidato poderá concorrer a apenas uma categoria:

Habilitação gratuita nas categorias A ou B

Ou adição de categorias A ou B

Ou mudança da categoria B para a D

Imagem ilustrativa

Distribuição do programa da CNH gratuita pelo Estado

Todos os municípios serão contemplados. 40% das vagas destinadas aos moradores da capital (Rio Branco) e 60% para os demais municípios. Além disso, do total, 5% das vagas serão designadas a pessoas com deficiência.

Os contemplados receberão isenção de taxas como inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico. A pessoa com deficiência (PCD) classificada dentro do número de vagas também será isenta de pagar pelo exame toxicológico e junta médica, exigidos para a categoria profissional.

Serão oferecidos, ainda, o curso teórico de legislação de trânsito, aulas práticas de direção, e até três retestes gratuitos, por meio de parcerias com os centros de formação de condutores (CFCs).

“O governo do Estado está investindo R$ 3 milhões em recursos próprios do Detran no Programa CNH Social, fazendo com que a receita do órgão retorne à população do estado por meio de inclusão e cidadania”, enfatiza a presidente do Detran – AC, Taynara Martins.

(Foto: Senatran)

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile