Acidentes e mortes com motos aumentaram na pandemia

Acidentes e mortes com motos aumentaram significativamente na pandemia. Confira os dados de órgãos e associações sobre o fato !

De acordo com dados órgãos e associações, o número de acidentes e mortes com motos aumentam conforme há mais motociclista no país. Além disso, uma alta dos casos foi registrada desde o início da pandemia, em março do ano passado. Veja!

Acidentes e mortes com motos

Foto: reprodução

Acidentes e mortes com moto cresceram mais de 45% e 13%, respectivamente

Conforme dados recentes do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil tem, atualmente, 33,8 milhões de motociclistas. Mas, alguns outros órgãos, além de associações fizeram levantamentos que as motociclistas vêm ficando cada vez mais sujeitos a acidentes e mortes.

Por exemplo, de acordo com o Detran – SP entre 24 de março a 30 de abril de 2020 (primeiro momento da pandemia da Covid-19), os acidentes de trânsito diminuíram 41% no geral na capital paulista.

Por outro lado, acidentes e mortes envolvendo de motociclistas aumentaram neste mesmo período acima. Assim, dados do Infosiga SP (sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida do Detran paulista) , revelam que acidentes com motociclistas cresceram 45,5%. Neste caso, entre o período de abril de 2020 e junho de 2021. Ou seja, foi de 4.877 casos para 7.097.

Além disso, no mesmo período citado, as mortes também subiram em 13,5%. Assim, de 133 para 151.

Foto: Denatran

Acidentes com motocicletas cresceram, enquanto ocorrências gerais caíram

Com isso, percebemos que enquanto o número de acidentes gerais reduziu na pandemia, acidentes e mortes com motos cresceram significativamente.

De acordo com alguns estudos, parece que o fato de, no início da pandemia, ter menos gente na rua, aumentou a demanda por serviços de entrega realizados por motoboys, por exemplo. Dessa forma. a pressão pela agilidade teria vindo de dois lados (de quem produz e de quem comprou). Assim, um dos motivos prováveis para o aumento dos acidentes e até de óbitos de motociclistas.

Foto: Detran SP

 

Aproveite e confira as dicas do Garagem360 para guiar a moto com segurança!

Muitos brasileiros preferem as motocicletas há anos

Por outro lado, o aumento no número de motos não se deve apenas à pandemia. Por exemplo, um estudo de setembro de 2020 da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) apontou que de e 2009 a 2019, o número de motociclistas cresceu 54,2% no Brasil.

Com isso, concluiu-se que quase metade dos motoristas do Brasil são motociclistas. Ao todo, os motociclistas representam 44,7% do total de pessoas com CNH no país.

Vale ressaltar que os fatores que levam as motos serem preferidas aos carros são: os custos de aquisição, do combustível e da manutenção. Além disso, a precarização do transporte público na maioria das regiões do país também leva muitos motoristas optarem pela moto.

De acordo com Abraciclo, o perfil socioeconômico de quem prefere as motos também mudou. A maioria das pessoas que adquiriu uma moto, nos últimos anos, desembolsou valores que permitiriam a compra de um automóvel.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA