Acidente fatal na Alemanha: BMW alega que carro não era autônomo
De acordo com um comunicado da BWM o veículo envolvido em um acidade na Alemanha não era um carro autônomo.
Um acidente entre quatro carros aconteceu em uma estrada da Alemanha na última segunda-feira, 15. De acordo com a polícia a colisão ocasionou em uma morte e outros 9 feridos. De acordo com a BMW o carro envolvido na ação não é 100% autônomo.
BMW iX envolvido em acidente na Alemanha não é carro 100% autônomo
A BMW se posicionou após a alegação da polícia de que um dos veículos da marca envolvido em um acidente fatal na Alemanha era autônomo. O caso aconteceu na segunda-feira, 15, conforme informações da polícia e imprensa local.
Um BMW iX, veículo 100% elétrico da montadora alemã, virou na pista contrária da estrada federal B28, próximo da cidade Roemerstein, na Alemanha. A ação fez com que o veículo colidisse com outros dois modelos. Um quarto carro também foi envolvido no acidente.
O acontecido ocasionou na morte de uma mulher de 33 anos e deixou outras nove vítimas feridas. Entre elas está o motorista do BMW, de 43 anos e um bebê de 18 meses.
Conforme os primeiros resultados da investigação da polícia, o acidente envolveu um veículo autônomo. No entanto, durante a tarde de ontem, 16, a BMW comunicou que o iX não é um veículo 100% autônomo.
O carro é equipado com o nível 2 de autonomia, ou seja, pode gerir determinadas ações como frenagem automática de emergência e piloto automático. Porém, conforme a própria montadora explicou “ o motorista sempre permanece responsável” pela direção.
A montadora também informou que está em contado direto com as autoridades para que os motivos do acidente sejam esclarecidos.
De acordo com a polícia, ainda não se sabe se durante o momento das colisões o sistema de automação do veículo estava ativo ou se o condutor estava 100% no controle do carro.
Um carro com sistema de direção autônoma nível 2
Um veículos dotado de nível 2 de automação é o modelo que conta com alguns comandos de auxílio ao motorista, porém, tais equipamentos não substituem a ação e controle humano.
Nesse caso, estão os veículos que possuem o controles como centralização de faixa, frenagem automática de emergência, acelerações em cenários específicos e com velocidade delimitadas pelo condutor.
Ou seja, por mais que o carro possa acelerar e frear sozinho em situações específicas, como em estradas, por exemplo, o condutor é obrigado a estar com as duas mãos no volante e ter atenção na estrada.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.