Acidentes de trânsito aumentam quando há congestionamento
Acidentes de trânsito pioram os congestionamentos de maneira significativa até três horas após a ocorrência, chegando a reduzir a velocidade média das vias paulistanas em até 32% na primeira hora.
Congestionamentos em cidades e estradas podem aumentar as chances de acidentes automotivos. Segundo o levantamento “Velocidades médias e segurança viária em São Paulo”, realizado pelo Instituto Cordial em parceria com a Uber, a probabilidade é 3,7 vezes maior quando há trânsito leve e 6,3 vezes maior com trânsito pesado
O estudo, que cruzou os dados de 13 mil acidentes de trânsito mapeados pela Prefeitura em 2018 com 572 milhões de registros de velocidade média nos 16 mil km de vias da cidade, também indica que os acidentes costumam piorar ainda mais os congestionamentos.
Considerando apenas atropelamentos, a probabilidade é 4,5 vezes maior com congestionamento leve e chega a ser 8,5 vezes maior com congestionamento pesado. No caso de motocicletas, a chance de atropelamento de pedestres é 90 vezes maior com congestionamento pesado.
Luis Fernando Villaça Meyer, diretor de operações do Instituto Cordial e coordenador do estudo, explica que, apesar da chance de acidente em situações de congestionamento ser maior, as ocorrências não são, necessariamente, mais severas – a não ser quando a velocidade é mais elevada.
No quadro, veja as principais conclusões do relatório.
[info_box title=”Hipóteses analisadas“]
Quando há congestionamento na via, os acidentes são mais frequentes
✓ CONFIRMADA: a chance de ocorrer um acidente é de 3,7 a 6,3 vezes maior
Sempre que o fluxo está livre, há mais acidentes fatais
✘ NÃO CONFIRMADA: acidentes ocorrem sobretudo em vias arteriais, fora dos picos
Quando a quadra é mais longa, os veículos desenvolvem maiores velocidades
✓ CONFIRMADA: a cada 62 metros de quadra, a velocidade média aumenta 1 km/h
Quando a quadra é mais comprida, a severidade dos acidentes é maior
✓ CONFIRMADA: há influência sobre atropelamentos de pedestres (possivelmente por travessias fora da faixa) e maior velocidade dos veículos (menos obstáculos)
Quando ocorre um acidente, a velocidade média da via se reduz nos dois sentidos, por um período de tempo considerável
✓ CONFIRMADA: o efeito negativo na velocidade é significativo por até três horas após a ocorrência, chegando a 32% de redução de velocidade na primeira hora
Quando as velocidades dos dois sentidos da via são muito diferentes, os acidentes são mais frequentes e mais severos, especialmente com motociclistas
✘ NÃO CONFIRMADA: não foi possível identificar relação estatisticamente relevante
Acidentes envolvendo motoristas do sexo masculino tendem a ser mais severos
✓ CONFIRMADA: a severidade dos acidentes é 69% maior
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Os dados de velocidade foram compartilhados por meio da plataforma Uber Movement, um site público e gratuito que exibe o histórico de velocidades médias de inúmeras vias da região metropolitana de São Paulo, calculadas a partir das viagens intermediadas pela Uber.
Estradas pelo mundo
Confira na galeria algumas das estradas mais legais do mundo.
As estradas mais legais do mundo – A Pacific Coast Highway, também conhecida como Highway 1, é uma boa pedida para quem quer conhecer a Califórnia, nos EUA, em alto estilo. O percurso inclui o famoso trecho da Big Sur, que passa pela Bixby Creek Bridge e leva o motorista a cidades como Santa Monica, Los Angeles e San Diego | Foto: jirfy via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
A rodovia de Trollstigen, na Noruega, já é um show vista de longe. Durante o trajeto de 106 quilômetros, o viajante passa por mirantes, cachoeiras e grandes paredões rochosos. Um espetáculo! | Foto: Giuseppe Milo (www.pixael.com) via Visualhunt.com / CC BY-NC
Com subidas íngremes e curvas fechadas, a estrada que corta a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, é uma das rodovias mais lindas do Brasil. O caminho repleto de natureza garante visuais espetaculares | Foto: Gustavo Almeida Couto de Andrade via Visualhunt / CC BY-NC-SA
Conhecida mundialmente, a Rota 66 cruza os Estados Unidos de Chicago a Los Angeles. São quase 4 mil quilômetros de extensão. Os cenários variam conforme a região e rendem ótimas fotos. Muitos trechos estão fechados, mas o passeio ainda vale a pena | Foto: dv over dt via VisualHunt / CC BY-NC-SA
A Transfagarasan, na Romênia, funciona como uma ligação entre as partes sul e o norte do país. A rodovia, que passa pelo meio das montanhas Fagaras, conta com cenários magníficos e curvas fechadas. No total, o motorista roda por 90 quilômetros| Foto: Cristi B via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
Localizada em Nikko, no Japão, a estrada Irohazaka é um dos pontos históricos do país. Ela servia de caminho para os budistas peregrinos que iam ao lago Chuzenji. O que mais chama a atenção de quem passeia por lá é a natureza e a enorme quantidade de curvas – 48 no total, sendo que cada uma corresponde a uma letra do alfabeto japonês antigo | Foto: arcreyes [-ratamahatta-] via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
As cidades de Mendonza, na Argentina, e Santiago, no Chile, são interligadas pela Estrada Los Caracoles, que tem 350 quilômetros de extensão. Como o nome já indica, a rota tem uma série de curvas fechadas, que fazem a pista se parecer um caracol. Uma ótima aventura para quem gosta de pilotar | Foto: nachomaans via Visualhunt / CC BY-NC-SA
Apesar de ser chamada de “Estrada da Morte”, a rota Camino a Los Yungas é um dos pontos turísticos da Bolívia. O percurso de 70 quilômetros é aberto no meio de penhascos e interliga as cidade de La Paz e Corioco. Os viajantes costumam se aventurar a bordo de bicicletas e motos | Foto: Mikel Pierre via VisualHunt / CC BY-NC
Com belíssimas opções de paisagens naturais, a Great Ocean Road é uma das rodovias mais bonitas da Austrália. O percurso interliga a cidade de Torquay a Allansford. No total, são 243 quilômetros de extensão | Foto: ShutterFotos via VisualHunt.com / CC BY-NC
A estrada Garganta Dades fica entre Dades Boumalne e Msemrir, no Marrocos. O local chama a atenção por causa das belas formações rochosas avermelhadas | Foto: juanjolostium via VisualHunt / CC BY-NC-SA
A Rota Alpina Kurobe-Tateyama entra para a lista de lugares mais legais do Japão. Com cerca de 90 quilômetros de extensão, a rodovia passa pelo meio de paredes de neve com mais de 20 metros de altura| Foto: M Reza Faisal via VisualHunt / CC BY-NC-ND
Quem visita a região das Montanhas Rochosas, no Canadá, nunca mais esquece! Não é à toa que a Icefields Parkway (Highway 93) é considerada pelos viajantes uma das estradas mais lindas do mundo. A rodovia, que se estende por 230 quilômetros, interliga os parques nacionais de Banff e Jasper. Ela é cercada por montanhas, cachoeiras e florestas | Foto: toddwshaffer via VisualHunt / CC BY-NC-ND
Na Alemanha, o destaque fica por conta da rodovia B500, que passa pela região da Floresta Negra. Apesar de ser a oportunidade ideal para pilotar veículos alemães em alto estilo, muita gente deixa o carro de lado e opta por curtir as belas paisagens pedalando | Foto: JrGMontero via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
As estradinhas que interligam as cidades da Toscana, na Itália, são sensacionais. Vale a pena curtir cada minuto da viagem e tirar altas fotos dos campos e vinhedos da região | Foto: imagina (www.giuseppemoscato.com) via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
A Furka Pass é tão bonita que já apareceu até nos filmes do agente secreto James Bond. Localizada na Suíça, a estrada serviu de cenário para algumas cenas de “007 Contra Goldfinger” (1964) | Foto: Akshay Charegaonkar via VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
A Chapman’s Peak Drive é uma das estradas mais bonitas da África do Sul. Ela fica na Cidade do Cabo e corta uma belíssima montanha | Foto: Pixabay
Chapman’s Peak Drive – África do Sul | Foto: Pixabay
Os cenários naturais da Nova Zelândia ficam ainda mais bonitos quando o motorista está dirigindo pela Milford Road. Apesar de linda, a estrada é bastante perigosa. Por isso, é preciso dirigir com muita atenção | Pixabay
Localizada dentro de um parque nacional da China, a Tianmen Mountain percorre uma bela montanha. A vista panorâmica da estrada é impressionante | Foto: _Hadock_ on Visual Hunt / CC BY-NC-ND