Destaque na semana: acervo Renault recebe o último Sandero R.S.
Acervo da Renault do Brasil acaba de receber o último Sandero R.S. O modelo fará companhia a vários carros históricos. Veja detalhes
O mercado automotivo brasileiro já contou com a presença de diversos hatches esportivos. E a maioria deles ainda fazem a cabeça dos fãs de automóveis até hoje. E o acervo da Renault do Brasil acaba de receber um destes carros. Trata-se do último Sandero R.S. fabricado. Agora, o modelo fará companhia a vários carros históricos, como carros conceitos e modelos usados na Fórmula 1.
Último Sandero R.S. será um dos 16 carros clássicos do Acervo da Renault do Brasil
Este anúncio foi feito pela própria marca na última segunda-feira (21/02). De acordo com ela, o modelo que será exposto é a unidade que ostenta a plaqueta 100/100 da versão especial “R.S. Finale”. Ou seja, a última unidade produzida do modelo esportivo. A Renault conta ainda que ele e outros 15 veículos estão expostos de forma rotativa em quatro fábricas da marca.
Além da recepção principal do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais-PR. Até mesmo um modelo de Fórmula 1 está lá. Sem falar de outros veículos produzidos no Brasil, conceitos e ícones globais. Desenvolvido pela divisão esportiva Renault Sport, o Renault Sandero R.S foi lançado no Brasil em 2015. Em 2019 (linha 2020), o modelo passou por uma reestilização. Neste momento, o modelo já fazia bastante sucesso.
Visualmente, o último modelo trazia aerofólio preto, rodas diamantadas de 17 polegadas (na cor preta), pinças de freio na cor vermelha, duplo escapamento, adesivos na laterais, detalhes na cor preto brilhante e entre outros elementos. Por dentro, mais itens que ressaltavam o seu visual esportivo. Aqui podemos destacar o teto na cor preta, os bancos com faixas duplas (na cor vermelha) e revestimento “que parece fibra de carbono” nas portas.
Ele sobreviveu até o fim do ano passado. O carro acabou saindo de linha por conta do Proconve L7. Mas antes disso acontecer, a Renault lançou 100 unidades com o kit “R.S. Finale”. O modelo (inclusive o último Sandero R.S.) traz uma plaqueta de metal com o número da unidade. Esta podia ser colocada no console central. Outros itens, como um pôster blueprint do carro, também foram dados aos clientes. Eles também ganharam um boné, um chaveiro, um squeeze e uma carteira (todos da linha R.S.).
Equipamentos de série
O Renault Sandero R.S. não era apenas um hatch esportivo. Ele também era um dos carros mais refinados da categoria. Sem falar que era bastante completo. Ele vinha de série com assistente de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, ar-condicionado automático, quatro airbags, câmera de ré, piloto automático, retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, a central multimídia MEDIA EVOLUTION e entre outros.
Motorização
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O grande atrativo deste Sandero R.S. era seu conjunto mecânico. O carro trazia sobre o capô o poderoso motor 2.0 16V Flex de quatro cilindros. Ele pode gerar uma potência máxima de 150 cv usando etanol (145 cv usando gasolina) e um torque máximo de 20,9 kgfm usando etanol (20,2 kgfm usando gasolina). O câmbio manual de seis velocidades completava o conjunto.
O seus números de desempenho também impressionam. De acordo com a Renault, esta versão esportiva do Sandero pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Sem falar que pode atingir a velocidade máxima de 202 km/h. Tanto o conjunto mecânico quanto os números que você viu impressionaram muita gente.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.