Ação contra desmanches ilegais recolhe mais de 100 toneladas de sucata no RS

Uma ação da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) contra desmanches ilegais desencadeou, na última quarta-feira (1⁰), a 106ª edição da Operação Desmanche, no município de Xangri-lá. Um estabelecimento, que não estava em conformidade com a Lei dos Desmanches, foi interditado e mais de 100 toneladas de sucata automotiva foram recolhidas.

Saiba como funciona a força-tarefa contra desmanches ilegais no RS

Ação contra desmanches ilegais recolhe mais de 100 toneladas de sucata no RS
Carcaças de automóveis estavam armazenadas de forma irregular (Foto: Anelise Sampaio/SSP-RS)

No desmanche ilegal vistoriado nesta semana, foram encontradas carcaças de automóveis armazenadas de forma irregular, além de peças de veículo com a identificação suprimida. 

O coordenador da força-tarefa, major Jeferson Eroni, destaca a importância dessas ações no combate aos furtos e roubos de veículos, além da receptação de peças sem procedência: 

VEJA TAMBÉM

“Buscamos reforçar as ações para mostrar a sociedade o empenho das forças de segurança no combate ao comércio ilegal de peças automotivas. A fiscalização constante estimula os comerciantes a regularizar a situação junto ao Detran-RS e adquirir apenas peças com procedência comprovada.”

A Operação Desmanche é uma das estratégias integradas desenvolvidas pela SSP-RS para o combate ao crime e se encaixa nas premissas do Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública (RS Seguro). Desde a criação do RS Seguro, a redução em roubos de veículos é constante.

A Secretaria estima que, entre 2019 e 2022, 41.305 veículos deixaram de ser roubados no Estado devido ao êxito do programa. Enquanto no período pré-implantação do RS Seguro mais de 69 mil automóveis foram roubados no Estado (2015 a 2018), esse número caiu para 28.427, uma redução de 59%.

Ação contra desmanches ilegais recolhe mais de 100 toneladas de sucata no RS
Peças de veículo tinham identificação suprimida (Foto: Pixabay)

Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma política pública que coíbe a venda de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações. Nesses seis anos, já foram visitados 60 municípios, realizadas 81 prisões, 156 desmanches interditados e apreendidas 8.105 toneladas de sucata sem procedência confirmada.

Confira os municípios gaúchos que já tiveram ações da Operação Desmanche: Aceguá, Almirante Tamandaré, Alvorada, Arroio dos Ratos, Balneário Albatroz, Cachoeirinha, Camaquã, Candelária, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Imbé, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Pantano Grande, Parobé, Passa Sete, Passo Fundo, Passo do Sobrado, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Cruz, Santa Maria, Sant`Ana do Livramento, Santo Ângelo, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sapiranga, Sarandi, Soledade, Tapejara, Taquari, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Vera Cruz, Viamão.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar