A vez dos usados: pontos positivos e negativos do VW Fox
O VW Fox pode representar boa compra mesmo que o veículo tenha saído de linha há quase um ano; veja o que você precisa saber sobre o carro.
Há um ano, o mercado automotivo brasileiro se despedia do VW Fox, modelo que ficou em linha por bons 18 anos. Veja alguns motivos para considerar o modelo na hora de comprar um veículo usado e os cuidados necessários ao escolher o veículo.
VW Fox pode significar boa compra mas é preciso atenção aos detalhes
De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, em agosto 2022, o VW Fox foi responsável por transacionar mais de 21 mil unidades de veículos usados no país, o que fez do hatch o sétimo modelo usado mais vendido.
Os números comprovam que por mais que o veículo tenha saído de linha há quase um ano, ele ainda pode significar boa compra.
Um dos motivos é o tempo que o veículo ficou em linha. Ao todo, foram 18 anos de história, tempo mais do que o suficiente para que o consumidor não se preocupe com a dificuldade de encontrar peças de reposição.
No entanto, o veículo em si possui atributos que fazem valer a aquisição, como as versões aventureiras e familiares, o Crossfox e o Spacefox, respectivamente, que contam com características específicas como a suspensão elevada no caso da configuração aventureira, ou até mais espaço interno, no caso da minivan.
De volta ao veículo “original”, o VW Fox Comfortline de 2015, uma das linhas mais buscadas até o dia de hoje, conta com um conjunto interessante para quem busca um carro da categoria.
Além disso, mesmo sendo um compacto, o Fox não é um modelo em que condutor e passageiros não vão se sentir desconfortáveis no interior do veículo, uma vez que ele é capaz de gerar bom nível de espaço interno.
Outro fator que deve ser levado em consideração é que o modelo possui baixo custo de reparo além de ser conhecido por ter uma manutenção fácil e mecânica confiável.
O que observar ao comprar o modelo
Porém, ao decidir comprar um VW Fox, alguns pontos devem ser observados, como o fato de que o motor EA211 1.6 16V é conhecido por gerar um consumo de óleo lubrificante.
Além disso, o carro já passou por três recalls, como a uma falha na fixação do volante multifuncional em modelos da linha 2015, problemas do alternador em modelos de 2016 e 2017, e até mesmo unidades pré-série que foram produzidas sem registros de liberação por conta do uso de componentes que ainda não eram homologados na época. Esse último abrange modelos entre 2015 e 2018.
Logo, ao comprar o modelo verifique se o modelo em vista já passou por todos os recalls necessários.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.