A vez dos usados! Dicas para acertar ao comprar seu carro seminovo!

Dicas para acertar ao comprar seu carro seminovo!
Foto: Pexels

Mesmo com a paixão do brasileiro pelos 0 Km, com a alta do preço, os carros usados estão com as vendas a topo vapor! Por exemplo, de acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), entre fevereiro de 2020 e julho de 2021, os preços de carros 0 subiram 19,9% em média. Pensando nisso, se você está apostando no usado, veja as dicas para acertar na hora de comprar seu carro seminovo!

Pesquise bastante e verifique a procedência do veículo
Foto : Vermig

Dicas para acertar ao comprar seu carro seminovo!

Pesquise bastante e verifique a procedência do veículo

Saber o valor de mercado do modelo pelo qual você procura é fundamental para não perder dinheiro. Além disso, descobrir quanto custam, em média, em uma revenda. E mais: verifique a procedência também, já que comprar um carro usado envolve avaliar a quilometragem rodada e o histórico por onde aquele automóvel passou.

“A compra de um carro seminovo é, sem dúvida, uma excelente opção para a maioria das pessoas, principalmente para aquelas que buscam o melhor custo-benefício. Por isso, a compra tem que ser estratégica, visando sempre as maiores e melhores vantagens. Afinal, ninguém quer perder dinheiro tendo um carro que só fica parado na oficina mecânica“, afirma André Brunetta, CEO do Zul+, que contribui com as dicas aqui do Garagem360.

Solicite o histórico de revisões e atenção às condições mecânicas do carro seminovo
Foto: Shutterstock

Solicite o histórico de revisões e atenção às condições mecânicas

A realização das revisões estipuladas pelas concessionárias deve ser seguida regularmente. As revisões têm o objetivo de garantir que o veículo esteja sempre em boas condições, para que o comprador não passe por nenhum imprevisto técnico/mecânico.

Normalmente, o interessado poderá encontrar essas informações no manual do veículo, o qual deverá apresentar as confirmações de vistoria por meio de carimbos. Além disso, nessa etapa, a pessoa poderá checar a real quilometragem do automóvel.

ao comprar o seu carro seminovo avalie a conservação do veículo
Imagem Ilustrativa

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Avalie a conservação do veículo

Não tenha vergonha de verificar absolutamente tudo do veículo, externa e internamente. Confira as condições de pintura, veja se a carroceria está em bom estado e se já não sofreu nenhuma avaria grave. Observe o interior do carro, veja se o estofamento está completo, se o teto não está manchado ou algo parecido.

Por exemplo, ouça o barulho do motor e, principalmente, peça para dar uma volta com o carro. Será a chance de verificar o alinhamento, se o carro roda macio e se a direção responde com agilidade. O mais importante é o comprador adquirir o carro usado sem pensar que pode se arrepender por isso.

“Pesquise bem antes de concluir a compra para que o sonho de ter um carro não se torne um pesadelo. Calcule os valores, negocie as formas de pagamento e crie uma relação de confiança com o vendedor. Ambos terão que acreditar no negócio, ou seja, por isso, opte por aplicativos e sites com taxas de aceitação mais altas e por lojas que te deem a segurança de poder concluir essa compra”, conclui André Brunetta.

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem 360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar