A verdade chocante sobre os carros populares 0 km mais baratos que está sendo ocultada

As medidas de barateamento dos carros populares 0 km no Brasil trouxeram boas condições de compras. Porém, nem tudo foi positivo no programa.

A medida do governo federal que barateou o preço dos carros populares no Brasil trouxe boas condições de compras para veículos 0 km. Porém, nem tudo foram flores no programa, pelo contrário.

Efeito colateral dos carros populares 0 km

Provavelmente você já ouviu em alguma oportunidade que mesmo as boas intenções podem ter efeitos ruins. 

Pois bem, é exatamente nesta linha que pode ser analisada a Medida Provisória 1.175 do governo que reduziu o preço de veículos 0 km de até R$ 120 mil no Brasil. 

O programa pode não ter causado o impacto positivo desejado na indústria automotiva nacional. No entanto, de quebra, o plano pode ter prejudicado consideravelmente o mercado de veículos seminovos.

Isso porquê o incentivo aos modelos novos fez com que a busca por veículos seminovos e usados ficasse estagnada. Ou seja, em alguns casos, as disparidades de valores entre carros novos e seminovos ou usados caíram consideravelmente. 

Tal cenário leva a crer que a falta de atenção com o mercado de veículos seminovos no programa do governo gerou resultados negativos ao setor. 

Carros populares 0 km mais baratos geraram um problema e NINGUÉM está falando sobre isso

Seminovos foram impactados negativamente por programa do governo (Foto: Reprodução/Nova Renault Bahia)

Consumidores preferem carros mais caros 

Por mais contraditório que pareça, o programa do governo federal que concedeu incentivos em prol da indústria automotiva foi mais útil para quem buscava veículos mais caros.

O desempenho de vendas um pouco aquém do esperado para os modelos mais impactados com reduções de preços explica o cenário.

Carros como Renault Kwid e Fiat Mobi, os mais baratos do país, que tiveram descontos de R$ 10 mil, ficaram no top 10 de vendas. Porém, ficaram atrás de modelos consideravelmente mais caros como: Fiat Strada, Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Volkswagen T-Cross. 

Isso leva a entender que o público consumidor de veículos 0 km no Brasil prefere modelos mais completos e não o chamado carro popular, mais básico e acessível.

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Carros populares 0 km mais baratos geraram um problema e NINGUÉM está falando sobre isso

Entre os modelos 0 km, mais baratos emplacaram bem, mas não como esperado (Foto: Divulgação)

Relembre o programa de incentivos

O governo federal anunciou na primeira semana de junho um programa de incentivos à indústria automotiva. Ele resultou na redução no valor dos automóveis no Brasil com preços até R$ 120 mil.

A ação trouxe reduções de até 11,6% (até R$ 8 mil) – fora bônus oferecido pelas próprias montadoras – de acordo com critérios de preço, eficiência energética e densidade industrial no país.

A medida prevista inicialmente para quatro meses (120 dias) de programa ou quando a verba de R$ 500 milhões para veículos leves terminasse, o que ocorresse primeiro.

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Gervásio Henrique
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Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

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