A um mês de vigorar a nova CNH; reveja as mudanças

nova CNH
Foto: Pixabay.com

Para podermos dirigir um veículo pela cidade ou pela estrada, é necessário o porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esta se trata da nossa permissão de dirigir. E ela passará por mudanças. A partir do começo do mês que vem, passar a vigorar no Brasil a nova CNH. Este modelo passa a contar com novidades no seu visual.

nova CNH
A Nova CNH para motoristas de carros, motos e outros veículos entrará em vigor no começo de junho (Foto: Divulgação/Honda)

Saiba tudo sobre a nova CNH

A chegada deste novo modelo do documento foi estabelecido no fim do ano passado por meio da resolução nº 886/21 do Contran. Este novo modelo entrará em vigor no dia 1º de junho. A carta de motorista é um daqueles documentos que devemos levar conosco quando estamos dirigindo. O mesmo acontece com o licenciamento.

Esta nova CNH chegará com mudanças importantes. Primeiramente, falaremos da cor. O modelo anterior era verde. A partir de agora, ela passa a ter detalhes em verde e amarela. Além disso, ela passará a indicar se o documento é uma Permissão para Dirigir o uma carta Definitiva.

VEJA TAMBÉM

nova CNH
Foto: Reprodução/Contram

No caso, elas estarão indicadas por um “P” ou um “D”, respectivamente, na frente do documento. O mesmo acontece quando a carta for para um motorista da categoria ACC (sigla impressa). Falando nisso, a segunda grande novidade deste novo documento tem a ver justamente com isso. Na parte de trás, a CNH  passa a contar com um tabela de categorias.

Ou seja, se você tirar sua habilitação para carros, vai estar marcado na área da categoria B. E isso também vale para as categoria A, C, D e outras. Para quem já usa ou pretende usar a nova CNH fora do Brasil, uma boa notícia: ela terá detalhes em francês e em inglês. A carta ainda irá indicar as restrições médicas e exercício de atividade remunerada (EAR).

Versão digital e QR Code

Foto: Unsplash.com

Com o avanço da tecnologia, vários documentos passaram a ter uma versão digital. E com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a história não é diferente. Hoje, você pode ter tanto a versão impressa (mais tradicional) ou ter a versão digital. E a nova CNH vai estar disponível nas duas versões.

O documento também contará, na parte de dentro, com o QR Code. Este serve para que fraudes sejam evitadas. É importante frisar que as pessoas não precisarão fazer a troca de imediato. O documento estará disponível para quem tirar a primeira habilitação, para quem tirar a segunda via o fazer a renovação após o dia 1º de junho.

Validade da nova CNH

Foto: Unsplash.com

A carteira de motorista é um item bastante importante. Ela possui uma data de validade e todos os motoristas precisam realizar a renovação. Tudo para evitar problemas mais sérios. O tempo de validade muda de acordo com a idade que a pessoa tempo. Veja abaixo os prazos segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

  • Motoristas de até 50 anos = 10 anos de validade
  • Motoristas de 50 a 69 anos = 5 anos de validade
  • Condutores de 70 anos ou mais = 3 anos de validade

Mais detalhes sobre a renovação da CNH você pode conferir aqui. Lembrando que você pode estar sujeito a ser multado caso esteja com a carta vencida por 30 dias (ou mais). Isso é considerada uma infração gravíssima. No caso, o motorista terá que pagar R$ 293,47  e sete pontos na carteira.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar