A revolução dos carros híbridos: nova bateria garante 400 km somente no modo elétrico
A CATL, maior fabricante chinesa de baterias, apresentou ao mundo uma inovação que promete revolucionar o mercado de veículos plug-in (PHEVs) e aumentar sua autonomia. A nova bateria Freevoy Super Hybrid Battery oferece uma autonomia de 400 km, além de um carregamento super rápido.
Freevoy Super Hybrid Battery – conheça a nova bateria de 400 km de autonomia
A tecnologia empregada na nova bateria cria uma camada nano protetora a partir de uma formulação de eletrólito de alta voltagem. Com isso, é possível reduzir as reações dentro da camada ativa, aumentando a capacidade de retenção de energia.
Segundo Gao Huan, CTO da China E-car Business da CATL em uma apresentação para apresentar os recursos da Freevoy, a precisão de controle da bateria foi aumentada em 40% e a taxa geral de utilização elétrica pura aumentou em mais de 10%.
Além disso, a empresa previu a capacidade de descarga futura, aumentando a energia multinível, o que ampliou em mais 20% o desempenho de energia dos veículos híbridos.
Tudo isso foi responsável pelo alcance elétrico puro de mais de 400 km.
Carregamento ultra rápido
A CATL desenvolveu também uma tecnologia de carregamento ultrarrápido 4C no Freevoy. De acordo com a fabricante, é possível alcançar 280 km de autonomia com apenas 10 minutos de carregamento.
Isso é possível por conta do transporte de íons de lítio, facilitado pela aplicação da tecnologia de revestimento de condutor de íons rápidos de cátodo, uma nova formulação dos componentes de condutividade.
A bateria também foi pensada para o uso em temperaturas baixas, como é o caso da China, Europa, entre outras regiões.
Ela ainda fornece energia mesmo em ambientes extremamente frios de até -40ºC além de capacidade de carregamento em até -30ºC e mantém uma experiência de direção perfeita de até -20ºC comparável a temperaturas normais.
Híbridos são ganham mercado na China
Mais chineses estão optando pelos híbridos em relação aos modelos 100% elétricos e essa tendência pode se estender para outros países.
Dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis revelam que de janeiro a setembro de 2024, as vendas de híbridos atingiram 3,32 milhões de unidades, um aumento de 84,2% em relação ao ano anterior.
Maior autonomia do que os EVs e menor custo do que os movidos a gasolina tem sido os principais fatores que levam a escolha por um híbrido.
Leia também:
BYD tem bateria para carro elétrico mais segura e eficiente do mundo
O que achou da nova bateria? Será que ela estará presente nos carros vendidos no Brasil futuramente? Comente o que achou
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.