A realidade do mercado argentino: idosos são os quem mais compram carros
Relatório da Siomaa revela que 29% dos compradores de carros 0 km na Argentina têm mais de 60 anos. Saiba por que o alto custo dos veículos afasta os jovens, que representam apenas 1% do mercado, e conheça as marcas e modelos favoritos do público maduro.
Se você assiste a comerciais de automóveis na Argentina, a impressão é de que o mercado está fervilhando de jovens na casa dos 20 anos, partindo para aventuras na estrada, acampamentos e noites na cidade, com o celular na mão e um carro 0 km novinho.
No entanto, um novo relatório da consultoria Siomaa, ligada à associação de concessionários Acara, revela que a realidade do mercado argentino é bem diferente do retrato da publicidade, e a tendência pode se repetir no Brasil.
A realidade do mercado argentino: idosos são os quem mais compram carros
Longe dos jovens retratados nas campanhas, o maior grupo de compradores de carros 0 km na Argentina é composto por pessoas com mais de 60 anos. Este público representa impressionantes 28,9% do mercado.
Entre janeiro e setembro de 2025, foram 110.916 veículos emplacados por compradores com 60 anos ou mais.
A divisão completa do mercado por faixa etária mostra a consolidação desse público maduro:
| Faixa etária | Participação | 
| 60 anos ou mais | 29% | 
| 40–49 anos | 26% | 
| 50–59 anos | 22% | 
| 25–34 anos | 12% | 
| 35–39 anos | 10% | 
| 18–24 anos | 1% | 
Os jovens de 18 a 24 anos, protagonistas das propagandas, correspondem a meros 1% do total de compradores.

Preço e poder aquisitivo explicam a tendência
De acordo com a Siomaa, os dados do Registro Nacional de Veículos Automotores confirmam uma tendência clara: os preços elevados dos carros 0 km na Argentina tornam os veículos acessíveis majoritariamente a pessoas com maior poder aquisitivo e que já alcançaram estabilidade financeira.
“O dado confirma uma tendência consistente: um público maduro, com maior poder de compra e capacidade de planejamento, é quem continua vendo o carro próprio como símbolo de autonomia e conforto”, afirma a Siomaa.
O relatório conclui que, enquanto os mais jovens enfrentam dificuldades de acesso, os maiores de 60 anos se consolidam como a real força motriz de compra no mercado automotivo argentino, tornando seu comportamento cada vez mais relevante para as estratégias de montadoras e concessionárias.

Os favoritos do Público 60+
A Siomaa também levantou quais são as marcas e os modelos mais populares entre os compradores mais velhos:
Marcas Preferidas do Público 60+
| Marca | Participação de Mercado | 
| Toyota | 19% | 
| Volkswagen | 16% | 
| Fiat | 13% | 
| Renault | 12% | 
| Chevrolet | 10% | 
Carros Preferidos do Público 60+
| Modelo | Participação de Mercado | 
| Toyota Yaris | 13% | 
| Toyota Corolla Cross | 11% | 
| Chevrolet Tracker | 9% | 
| Toyota Hilux | 8% | 
| Peugeot 208 | 8% | 
O estudo levanta uma questão pertinente: se os compradores com mais de 60 anos são o principal público das montadoras, por que as propagandas continuam teimando em mostrar jovens de 20 anos, que dificilmente poderiam comprar um 0 km?
Essa tendência de carros 0 km serem inacessíveis para os jovens se repete onde você mora? Você acha que as propagandas deveriam mudar o foco para o público mais velho? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião sobre o alto custo dos automóveis!
Leia aqui: Carro e terceira idade: veja os benefícios que os idosos com carro podem ter
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

 
                             
                 
                 
                