A realidade do mercado argentino: idosos são os quem mais compram carros

Relatório da Siomaa revela que 29% dos compradores de carros 0 km na Argentina têm mais de 60 anos. Saiba por que o alto custo dos veículos afasta os jovens, que representam apenas 1% do mercado, e conheça as marcas e modelos favoritos do público maduro.

Se você assiste a comerciais de automóveis na Argentina, a impressão é de que o mercado está fervilhando de jovens na casa dos 20 anos, partindo para aventuras na estrada, acampamentos e noites na cidade, com o celular na mão e um carro 0 km novinho.

No entanto, um novo relatório da consultoria Siomaa, ligada à associação de concessionários Acara, revela que a realidade do mercado argentino é bem diferente do retrato da publicidade, e a tendência pode se repetir no Brasil.

A realidade do mercado argentino: idosos são os quem mais compram carros

Longe dos jovens retratados nas campanhas, o maior grupo de compradores de carros 0 km na Argentina é composto por pessoas com mais de 60 anos. Este público representa impressionantes 28,9% do mercado.

Entre janeiro e setembro de 2025, foram 110.916 veículos emplacados por compradores com 60 anos ou mais.

A divisão completa do mercado por faixa etária mostra a consolidação desse público maduro:

Faixa etária Participação
60 anos ou mais 29%
40–49 anos 26%
50–59 anos 22%
25–34 anos 12%
35–39 anos 10%
18–24 anos 1%

Os jovens de 18 a 24 anos, protagonistas das propagandas, correspondem a meros 1% do total de compradores.

Jovens, presentes nas publicidades, são os que menos compram - Foto: Divulgação
Jovens, presentes nas publicidades, são os que menos compram – Foto: Divulgação

Preço e poder aquisitivo explicam a tendência

De acordo com a Siomaa, os dados do Registro Nacional de Veículos Automotores confirmam uma tendência clara: os preços elevados dos carros 0 km na Argentina tornam os veículos acessíveis majoritariamente a pessoas com maior poder aquisitivo e que já alcançaram estabilidade financeira.

“O dado confirma uma tendência consistente: um público maduro, com maior poder de compra e capacidade de planejamento, é quem continua vendo o carro próprio como símbolo de autonomia e conforto”, afirma a Siomaa.

O relatório conclui que, enquanto os mais jovens enfrentam dificuldades de acesso, os maiores de 60 anos se consolidam como a real força motriz de compra no mercado automotivo argentino, tornando seu comportamento cada vez mais relevante para as estratégias de montadoras e concessionárias.

A realidade do mercado argentino: idosos são os quem mais compram carros - Imagem gerada por I.A
A realidade do mercado argentino: idosos são os quem mais compram carros – Imagem gerada por I.A

Os favoritos do Público 60+ 

A Siomaa também levantou quais são as marcas e os modelos mais populares entre os compradores mais velhos:

Marcas Preferidas do Público 60+

Marca Participação de Mercado
Toyota 19%
Volkswagen 16%
Fiat 13%
Renault 12%
Chevrolet 10%

Carros Preferidos do Público 60+

Modelo Participação de Mercado
Toyota Yaris 13%
Toyota Corolla Cross 11%
Chevrolet Tracker 9%
Toyota Hilux 8%
Peugeot 208 8%

O estudo levanta uma questão pertinente: se os compradores com mais de 60 anos são o principal público das montadoras, por que as propagandas continuam teimando em mostrar jovens de 20 anos, que dificilmente poderiam comprar um 0 km?

Essa tendência de carros 0 km serem inacessíveis para os jovens se repete onde você mora? Você acha que as propagandas deveriam mudar o foco para o público mais velho? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião sobre o alto custo dos automóveis!

Leia aqui: Carro e terceira idade: veja os benefícios que os idosos com carro podem ter

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.