A placa do seu carro foi clonada? Saiba o que fazer
A placa do seu carro foi clonada? A implementação da placa Mercosul não foi suficiente para acabar com as clonagens. Embora tenha reduzido os casos, motoristas de todo o Brasil ainda sofrem com a prática.
Veja como se resguardar e o que fazer diante dessa situação.
A placa do seu carro foi clonada?
A clonagem de placas consiste na falsificação de uma placa original de um veículo para ser colocado em outro, geralmente roubado ou adulterado. Essa prática criminosa serve para ocultar a identidade do veículo e dificultar a identificação de possíveis crimes cometidos com ele.
“Para os proprietários de veículos, a situação pode ser bastante complicada, já que a utilização de uma placa falsa com os mesmos caracteres da placa original pode resultar em multas e até mesmo em acusações de crimes que não cometeram”, ressalta a Super Visão.
Como saber se a placa foi clonada?
Infelizmente, na maioria dos casos só é possível ter ciência da clonagem após o recebimento de infrações que o proprietário não cometeu, possivelmente em locais que nunca trafegou.
“Outra maneira de identificar o crime é por meio das imagens do carro captadas pelas câmeras recebidas na notificação da autuação, sendo possível perceber algum detalhe que não condiz com o carro original, como adesivos, amassados etc”, alerta a Super Visão.
O que fazer se tiver a placa clonada?
Se esses indícios apontarem a clonagem da placa, o primeiro passo é registrar o Boletim de Ocorrência (B.O) em uma delegacia de polícia.
Em seguida, o B.O deve ser apresentado ao Detran, juntamente com os seguintes documentos:
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV),
- Laudo de vistoria de identificação veicular
- Documentos pessoais do proprietário ou condutor para comprovar a propriedade e a situação legal do carro.
Quando comprovada a fraude, o Detran insere uma restrição administrativa nos registros do veículo para que todas as autoridades possam saber sobre a fraude.
Caso tenha recebido multas, você terá que recorrer junto ao Detran para que o órgão reconheça a não autoria das infrações.
“O problema de placas clonadas pode acontecer até no momento da negociação de um novo carro. Por isso, busque sempre realizar o negócio com pessoas e empresas de confiança”, finaliza a Super Visão.
Além disso, é necessária a vistoria veicular no momento da compra e venda, preferencialmente com uma empresa confiável e idônea.
Já aconteceu algo assim com você ou com um conhecido? Conte para gente nos comentários.
Leia também:
Como personalizar placa de carro e moto em 2024