A nova era dos híbridos: conheça o SUV que faz 450 km só na bateria, sem precisar de gasolina
Conheça o novo SUV híbrido da Xpeng com 450 km de autonomia no modo 100% elétrico. Descubra como a tecnologia de bateria e um motor a combustão que funciona como gerador podem revolucionar o mercado.
A montadora chinesa Xpeng, conhecida por seus carros 100% elétricos, está mudando de estratégia e acaba de lançar o que promete ser um “divisor de águas” no mercado de veículos elétricos. Com a nova plataforma SEPA 3.0, a empresa criou um SUV híbrido plug-in (PHEV) com um diferencial impressionante: ele pode rodar até 450 km utilizando apenas a energia da bateria.
Conheça o SUV que faz 450 km só na bateria, sem precisar de gasolina
O primeiro modelo a receber a tecnologia é o Xpeng X9, um SUV futurista que redefine o conceito de autonomia. Diferente dos híbridos tradicionais, que usam o motor a combustão para impulsionar o carro, o sistema da Xpeng funciona como um híbrido em série.
Isso significa que o motor a gasolina não está conectado às rodas; ele atua apenas como um gerador para carregar a bateria, eliminando a “ansiedade de autonomia” e permitindo que o motorista rode longas distâncias sem se preocupar em encontrar uma estação de recarga.
Tecnologia e desempenho de ponta
O Xpeng X9 EREV vem equipado com uma bateria de 63,3 kWh, que garante os 450 km de autonomia no modo elétrico, segundo o ciclo de testes chinês (CLTC). Mas a grande novidade é a autonomia total do veículo, que com o tanque de combustível cheio, pode chegar a 1.600 km, um número que coloca o X9 à frente de muitos carros a combustão.
Além disso, o carro conta com um sistema de carregamento rápido de 800 V e uma tecnologia de bateria avançada. O motor a gasolina é um 1.5 turbo de 148 cavalos, que atua em conjunto com a bateria de fosfato de ferro-lítio para garantir um desempenho eficiente e sustentável.
O SUV também impressiona pelo tamanho: com mais de 5,3 metros de comprimento, ele é espaçoso e robusto.
A aposta da Xpeng nesse tipo de veículo reflete uma tendência crescente na China, onde os híbridos em série estão ganhando cada vez mais popularidade. Eles oferecem uma porta de entrada mais acessível para a mobilidade elétrica, permitindo que os motoristas aproveitem os benefícios de um carro elétrico sem as preocupações com a autonomia limitada.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.