A lenda está de volta: Honda XL 750 Transalp 2026 é lançada no Brasil com espírito aventureiro
A Honda XL 750 Transalp 2026 chega ao Brasil com motor bicilíndrico de 69,3 cv, 6 modos de pilotagem e chassi leve. Conheça detalhes da ciclística robusta e da eletrônica do novo bigtrail.
A Honda acaba de confirmar a chegada da XL 750 Transalp 2026 ao mercado brasileiro, revivendo um nome de peso entre as motocicletas bigtrail. Inspirada na sua icônica antecessora, a nova geração foi concebida para ser uma máquina de dupla finalidade, capaz de transitar com facilidade do uso diário na cidade a longas jornadas em estradas e terrenos off-road desafiadores.
Honda XL 750 Transalp 2026 é lançada no Brasil com espírito aventureiro
O coração da nova Transalp é o mesmo motor bicilíndrico paralelo de 755 cm³ que equipa a CB 750 Hornet. Equipado com o sistema Throttle By Wire (TBW), virabrequim de 270° e cabeçote Unicam, este propulsor entrega 69,3 cv a 7.000 rpm e 7,04 kgfm de torque.
É importante notar que, para se adequar às normas brasileiras de ruído, a potência foi ajustada em comparação ao modelo europeu. O conjunto mecânico também inclui uma embreagem assistida e deslizante para maior conforto e segurança na pilotagem.

A eletrônica é um ponto forte, oferecendo seis modos de pilotagem que o condutor pode selecionar: Sport, Standard, Rain, Gravel e dois perfis User totalmente configuráveis. Esses modos ajustam finamente parâmetros como potência, freio-motor, controle de tração (HSTC) e o sistema ABS, que pode ter sua atuação na roda traseira reduzida ou desativada, dependendo do modo escolhido.
Ciclística Robusta para Qualquer Terreno
Projetada para a aventura, a XL 750 Transalp utiliza um chassi reforçado tipo Diamond em aço, com subchassi integrado, que pesa apenas 18,3 kg. O sistema de suspensão é de alto nível, com foco no desempenho fora de estrada:
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Dianteira: Garfo Showa SFF-CA™ USD de 43 mm, com 200 mm de curso.
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Traseira: Monoamortecedor Pro-Link com reservatório externo e 190 mm de curso.

A moto é calçada com rodas raiadas, nas medidas de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, ideais para absorver impactos e garantir tração. O sistema de freios conta com discos duplos de 310 mm na dianteira e um disco traseiro de 256 mm, ambos supervisionados pelo ABS.
Com 212 mm de distância do solo e uma altura do assento de 855 mm (considerada baixa para a categoria), a Transalp oferece uma pilotagem mais acessível. O tanque de combustível tem capacidade para 16,6 litros.
Design Funcional e Tecnologia Embarcada
O visual da Transalp 2026 é limpo e funcional, com influências claras da icônica Africa Twin. Destaque para o conjunto óptico duplo em LED e o para-brisa superior, fabricado em Durabio™ – um material sustentável e transparente – que possui um duto central projetado para reduzir a pressão do vento no capacete do piloto.
O painel de instrumentos é uma tela colorida TFT de 5 polegadas, oferecendo três layouts de visualização e comandos retroiluminados no punho esquerdo. Entre os recursos de segurança, o sistema ESS (Emergency Stop Signal) aciona o pisca automaticamente em caso de frenagens de emergência. A moto ainda vem de série com suporte para bagageiro e uma conveniente entrada USB sob o assento.
Para a personalização, a Honda oferecerá uma vasta gama de acessórios originais, como baús, cavalete central, protetores de cárter e de manopla, além de uma linha de vestuário técnico desenvolvida em parceria com a Alpinestars.
A Transalp 2026 está pronta para encarar qualquer desafio. Qual acessório você instalaria primeiro? Deixe sua opinião!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.