A lenda está de volta: Honda XL 750 Transalp 2026 é lançada no Brasil com espírito aventureiro

A Honda XL 750 Transalp 2026 chega ao Brasil com motor bicilíndrico de 69,3 cv, 6 modos de pilotagem e chassi leve. Conheça detalhes da ciclística robusta e da eletrônica do novo bigtrail.

A Honda acaba de confirmar a chegada da XL 750 Transalp 2026 ao mercado brasileiro, revivendo um nome de peso entre as motocicletas bigtrail. Inspirada na sua icônica antecessora, a nova geração foi concebida para ser uma máquina de dupla finalidade, capaz de transitar com facilidade do uso diário na cidade a longas jornadas em estradas e terrenos off-road desafiadores.

Honda XL 750 Transalp 2026 é lançada no Brasil com espírito aventureiro

O coração da nova Transalp é o mesmo motor bicilíndrico paralelo de 755 cm³ que equipa a CB 750 Hornet. Equipado com o sistema Throttle By Wire (TBW), virabrequim de 270° e cabeçote Unicam, este propulsor entrega 69,3 cv a 7.000 rpm e 7,04 kgfm de torque.

É importante notar que, para se adequar às normas brasileiras de ruído, a potência foi ajustada em comparação ao modelo europeu. O conjunto mecânico também inclui uma embreagem assistida e deslizante para maior conforto e segurança na pilotagem.

Honda XL 750 Transalp 2026 é lançada no Brasil com espírito aventureiro - Foto: Divulgação
Honda XL 750 Transalp 2026 é lançada no Brasil com espírito aventureiro – Foto: Divulgação

A eletrônica é um ponto forte, oferecendo seis modos de pilotagem que o condutor pode selecionar: Sport, Standard, Rain, Gravel e dois perfis User totalmente configuráveis. Esses modos ajustam finamente parâmetros como potência, freio-motor, controle de tração (HSTC) e o sistema ABS, que pode ter sua atuação na roda traseira reduzida ou desativada, dependendo do modo escolhido.

Ciclística Robusta para Qualquer Terreno

Projetada para a aventura, a XL 750 Transalp utiliza um chassi reforçado tipo Diamond em aço, com subchassi integrado, que pesa apenas 18,3 kg. O sistema de suspensão é de alto nível, com foco no desempenho fora de estrada:

  • Dianteira: Garfo Showa SFF-CA™ USD de 43 mm, com 200 mm de curso.

  • Traseira: Monoamortecedor Pro-Link com reservatório externo e 190 mm de curso.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

A moto é calçada com rodas raiadas, nas medidas de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, ideais para absorver impactos e garantir tração. O sistema de freios conta com discos duplos de 310 mm na dianteira e um disco traseiro de 256 mm, ambos supervisionados pelo ABS.

Com 212 mm de distância do solo e uma altura do assento de 855 mm (considerada baixa para a categoria), a Transalp oferece uma pilotagem mais acessível. O tanque de combustível tem capacidade para 16,6 litros.

Design Funcional e Tecnologia Embarcada

O visual da Transalp 2026 é limpo e funcional, com influências claras da icônica Africa Twin. Destaque para o conjunto óptico duplo em LED e o para-brisa superior, fabricado em Durabio™ – um material sustentável e transparente – que possui um duto central projetado para reduzir a pressão do vento no capacete do piloto.

O painel de instrumentos é uma tela colorida TFT de 5 polegadas, oferecendo três layouts de visualização e comandos retroiluminados no punho esquerdo. Entre os recursos de segurança, o sistema ESS (Emergency Stop Signal) aciona o pisca automaticamente em caso de frenagens de emergência. A moto ainda vem de série com suporte para bagageiro e uma conveniente entrada USB sob o assento.

Para a personalização, a Honda oferecerá uma vasta gama de acessórios originais, como baús, cavalete central, protetores de cárter e de manopla, além de uma linha de vestuário técnico desenvolvida em parceria com a Alpinestars.

A Transalp 2026 está pronta para encarar qualquer desafio. Qual acessório você instalaria primeiro? Deixe sua opinião!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.